terça-feira, fevereiro 4, 2025
HomePolíciaApós ex-diretora, ex-coordenador do Conjunto Penal de Eunápolis é preso suspeito de...

Após ex-diretora, ex-coordenador do Conjunto Penal de Eunápolis é preso suspeito de facilitar fuga de detentos

O ex-coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis, Welington Oliveira Souza, foi preso nesta sexta-feira (24) na BR-101, em Governador Mangabeira, após ter sido identificado como foragido da Justiça. Um dia antes, a ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres, teve seu mandado de prisão cumprido na noite de quinta-feira (23), em Teixeira de Freitas.

Ex-diretora do presídio foi preso na quinta-feira

Durante a abordagem, a polícia apreendeu com Joneuma: celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie. Ela e o material foram levados para uma delegacia da região e será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.

Após a fuga, o Governo do Estado afastou a diretora Joneuma Neres, o diretor-adjunto Elton Rocha e o coordenador de segurança da unidade por 30 dias. Durante este período, o presídio ficou sob a responsabilidade do policial penal Jorge Magno Alves Pinto, de forma interina.

Ambos são suspeitos de facilitar a fuga de 16 detentos ligados a uma facção criminosa, ocorrida no dia 12 de dezembro de 2024. “Através das investigações, a polícia entendeu que ambos contribuíram, por ação ou omissão direta, para essa fuga”, explicou o delegado Wendel Ferreira, da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Eunápolis.

Prisões e apreensões realizadas na operação

As prisões foram executadas por equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Ilhéus e da Polícia Militar. Com Welington, foram apreendidos um carro modelo Ônix e um celular. Em Eunápolis, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos endereços dos dois suspeitos, localizados nos bairros Centauro e Centro.

De acordo com a Polícia Civil, Joneuma também é suspeita de envolvimento com uma organização criminosa atuante na região. Ambos foram exonerados de seus cargos após as investigações indicarem suas possíveis participações na fuga.

Foragidos e ações de recaptura

No dia 16 de janeiro, a polícia realizou uma operação para localizar os fugitivos. Durante a ação, Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, foi encontrado escondido em uma casa no bairro Alecrim, em Eunápolis. Houve troca de tiros, e Anailton foi baleado. Ele chegou a ser levado ao Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos.

Com o foragido, foram apreendidos uma arma de fogo, um colete balístico, drogas, anotações e celulares. A maioria dos outros fugitivos permanece foragida, incluindo integrantes do Primeiro Comando de Eunápolis, a facção criminosa responsável pela organização da fuga.

Quem é Joneuma

Primeira mulher a comandar um presídio masculin na Bahia, a trajetória de Joneuma no sistema prisional começou em 2016, como policial penal. Em março de 2024, ela foi nomeada para comandar o presídio de Eunápolis, administrado pela Reviver Administração Prisional Privada LTDA, empresa que recebeu R$ 239,1 milhões entre 2021 e 2024 para operar presídios no estado. Não há informações claras sobre quem a indicou para a direção da unidade.

Um policial penal, que preferiu não se identificar, comentou sobre a repercussão de sua nomeação. Segundo relatos, ela era “linha dura, conhecida pela rigidez nas ações dentro dos conjuntos penais”.

Mudanças em presídios

Em janeiro deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) realizou mudanças na direção dos conjuntos penais das cidades de Eunápolis, Jequié e Valença. Os decretos de exonerações foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a publicação do Diário Oficial do Estado, Elmar Lopes Silva foi exonerado do cargo de Diretor do Conjunto Penal de Jequié e, no lugar dele, foi nomeado Abraão Souza Santos.

Rogério Silva Torres também foi exonerado do cargo de Diretor Adjunto do Conjunto Penal de Jequié. Joneuma Silva Neres foi exonerado do cargo de Diretor do Conjunto Penal de Eunápolis. Junto com ele, o Diretor Adjunto Elton Deolino Rocha também foi exonerado.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments