A violência e a insegurança aumentaram em Corumbau, Prado (BA), após um ataque armado ocorrido na noite de segunda-feira (11) na Aldeia Terra à Vista. Um indígena foi morto, dois estão desaparecidos e veículos foram incendiados. Relatos indicam que criminosos fortemente armados invadiram a área, cortaram a energia elétrica e iniciaram os ataques.
A Polícia investiga o caso, enquanto agentes do IBAMA solicitaram reforço da Força-Tarefa de segurança. O episódio ocorre em meio a conflitos envolvendo invasões de terras e denúncias de ameaças a produtores rurais na região. Nos últimos anos, grupos reivindicando “retomadas” têm intensificado ocupações de fazendas, resultando em confrontos e relatos de violência, como torturas e saques.
Produtores rurais denunciam que as invasões ocorrem durante a época da colheita e afirmam que parte dos invasores não possui vínculos com povos indígenas. Diante da escalada dos ataques, a população local cobra ações efetivas das autoridades para garantir a segurança e a ordem na região.