BORA PRADO

Atacar o sistema eleitoral é atacar a democracia, diz Fachin em seminário em Salvador

Por PRADO AGORA em 05/08/2022 às 19:41:02

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, afirmou, na manhã desta sexta-feira (5), que atacar o sistema eleitoral é atacar a democracia. A afirmação foi feita durante o "Seminário Eleições Gerais 2022, Democracia e Transparência", na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

"[Vamos garantir a] integridade das eleições e a defesa de tudo o que já conquistamos até aqui. O sistema eleitoral é seguro e transparente. Ataques a esse sistema é atacar a democracia".

O ministro ainda salientou que as eleições irão acontecer e que todos os eleitos serão diplomados.

Durante a palestra, o presidente do TSE também falou sobre a disseminação de notícias falsas em relação às urnas eletrônicas. Segundo ele, a era da pós-verdade "atenua a reprovação social das mentiras e enceta cruzadas ficcionais que dificultam a paz, promovendo a intolerância e corroendo os consensos transversais".

Fachin ainda destacou que o menosprezo ao avanço civilizatório só pode ser compreendido como um projeto de matriz negacionista. De acordo com o ministro, o espanto com a engenhosidade e competência da Justiça é um triste resquício colonial.

"[É] uma ressonância de atraso, vocalizada por aqueles que não enxergam em nosso país a capacidade de propor as melhores soluções para os próprios problemas. A democracia é inegável. O negacionismo eleitoral é a vanguarda do atraso", complementou.

Ainda durante a palestra, o ministro citou os protestos realizados pela população a favor da Justiça Eleitoral. "Percebemos nitidamente que nós, Justiça Eleitoral, não somos apenas a Justiça Eleitoral dentro dos edifícios que habitamos, basta ver as manifestações recentes dos brasileiros que não toleram o negacionismo".

No início do seminário, o ministro Luiz Edson Fachin recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia, que foi entregue pelo desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do TRE-BA.

Também participaram do evento os ministros do TSE, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3