BORA PRADO

Fifa oficializa antecipação do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022

Por PRADO AGORA em 12/08/2022 às 10:43:14

A Fifa oficializou nesta quinta-feira (11) a antecipação do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2022 (lembre aqui). O Mundial do Catar vai começar no dia 20 de novembro, um domingo, às 13h no horário de Brasília, com o duelo entre o país anfitrião e o Equador no estádio Al Byat. Antes de a bola rolar acontecerá a cerimônia de abertura da principal competição de futebol.

A Copa estava programada para começar no dia 21 de novembro, uma segunda-feira, com a partida Holanda x Senegal, às 7h no relógio brasileiro. Depois, o segundo jogo seria entre Inglaterra e Irã. Enquanto a cerimônia abertura seria realizada antes de Catar e Equador fechando o primeiro dia do Mundial.

Em comunicado, a Fifa justificou a decisão, que foi tomada pelo Bureau do Conselho da Fifa, um órgão formado pelos presidentes das seis confederações continentais e mais o próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino.

"É uma tradição de longa data marcar o início da Copa do Mundo com uma cerimônia de abertura antes da primeira partida como o time anfitrião ou o campeão vigente, o que tem valor do ponto de vista simbólico, cultural e comercial", diz a nota.

Apesar da mudança, o jogo Holanda x Senegal ficou mantido no primeiro dia do evento, mas começará mais tarde do que o previsto inicialmente e a bola vai rolar a partir das 13h de Brasília. O horário que permitirá melhor audiência na Europa e na África.

A antecipação da Copa do Mundo não altera o cronograma de liberação dos jogadores de seus clubes para as seleções. As principais ligas do mundo terão rodadas no dia 13 de novembro e os atletas se apresentarão aos selecionados no dia seguinte para iniciar a preparação final para o Mundial do Catar.

Os jogos do Brasil permanecem com as mesmas datas. O time Canarinho estreia contra a Sérvia no dia 24 de novembro, às 16h, e quatro dias depois encara a Suíça, a partir das 13h. O último desafio do time, comandado pelo técnico Tite, na primeira fase será diante de Camarões em 2 de dezembro, às 16h.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3