Tribuna

Queiroga: Programa de Imunização é esperança de por fim à pandemia

Por Antonio Carlos em 20/06/2021 às 21:10:20

O ministro da Sa√ļde Marcelo Queiroga disse hoje (20) que o Programa Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI) é a esperan√ßa de por fim à pandemia de covid-19 no pa√≠s. Em participa√ß√£o da vacina√ß√£o em massa da ilha de Paquet√°, bairro da capital Rio de Janeiro, o ministro disse que o PNI tem capacidade de vacinar até 2,4 milh√Ķes de brasileiros por dia.

O ministro disse que o Ministério da Sa√ļde adquiriu mais de 630 milh√Ķes de doses de vacinas e que, desse total, mais de 110 milh√Ķes de doses foram distribu√≠das. Segundo Queiroga, o Brasil se encontra entre os cinco pa√≠ses que mais distribu√≠ram doses de vacinas para a sua popula√ß√£o.

Queiroga e outras autoridades da √°rea de sa√ļde foram a Paquet√° para o dia de imuniza√ß√£o em massa dos moradores da ilha. A a√ß√£o é uma parceria entre a Secretaria e Sa√ļde do Munic√≠pio do Rio de Janeiro e a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), para estudo de Fase 4 da vacina AstraZeneca, quando o que est√° em an√°lise é a efetividade das vacinas "no mundo real", conceito que é diferente de efic√°cia, que é o percentual de prote√ß√£o medido pelos testes cl√≠nicos, em um grupo controlado e em compara√ß√£o a um placebo antes da aprova√ß√£o da vacina pelas autoridades sanit√°rias. Todos os moradores da ilha devem ser vacinados, pelo menos com a primeira dose, ainda hoje.

Na quinta-feira (17), o trabalho come√ßou a ser realizado com a coleta de amostras de sangue para testes sorológicos em moradores de Paquet√° que se apresentaram como volunt√°rios. Entre os objetivos, o estudo quer monitorar a "soroconvers√£o", isto é, quem era soronegativo (n√£o tinha anticorpos) e passou a ser soropositivo (com anticorpos). A pesquisa ser√° capaz de diferenciar quem passou a ter anticorpos por causa da vacina e quem os adquiriu devido a uma infec√ß√£o, e isso ajudar√° a verificar, entre outros pontos, o n√≠vel de prote√ß√£o coletiva que ser√° alcan√ßado. Segundo o secret√°rio de Sa√ļde do Munic√≠pio do Rio de Janeiro Daniel Soranz, 70% da popula√ß√£o da lha participou do teste.

Fiocruz

A presidente da Fiocruz N√≠sia Trindade agradeceu a disponibilidade dos moradores da ilha em participar da pesquisa. Ela disse que "vacinar é sempre uma emo√ß√£o, quando pensamos na import√Ęncia das pesquisas que avaliam a vacina e o impacto na transmiss√£o, como est√° sendo feito aqui em Paquet√°".

Pesquisa

No evento, Queiroga lamentou profundamente todas as 500 mil vidas perdidas para a covid-19. "N√£o só os que morreram, mas os que ainda padecem dessa doen√ßa. É uma emerg√™ncia de sa√ļde p√ļblica internacional. N√£o é um problema exclusivo do Brasil e para enfrent√°-lo a principal ferramenta é o Sistema √önico de Sa√ļde".

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios