BORA PRADO

Governo Bolsonaro publica foto de homem armado para parabenizar o Dia do Agricultor

Por PRADO AGORA em 29/07/2021 às 09:42:43

A Secretaria de Comunicação Social da PresidĂȘncia da RepĂșblica publicou uma foto de um homem armado em sua conta no Twitter, na manhã desta quarta-feira (28), para fazer uma homenagem ao Dia do Agricultor.

O tuĂ­te recebeu diversas crĂ­ticas dos usuĂĄrios e um deles apontou a origem da imagem, que foi retirada do banco de imagens iStock, que é pago. Neste site, a foto tem a seguinte a descrição: "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando".

O G1 procurou oficialmente o PalĂĄcio do Planalto e aguarda uma resposta. O tuĂ­te recebeu diversas crĂ­ticas dos usuĂĄrios.

PolĂ­tica armamentista

Desde que chegou ao poder, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem assinado decretos para ampliar o acesso a armas. Ele jĂĄ falou, em vĂĄrias ocasiões, sobre o desejo de ver toda a população armada.

Em fevereiro de 2020, por exemplo, o governo federal editou um "pacote de mudanças" em decretos de 2019, flexibilizando os limites para compra e estoque de armas e cartuchos.

Uma dessas alterações elevou, por exemplo, de quatro para seis o nĂșmero mĂĄximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificado de Registro de Arma de Fogo.

Um outro decreto deu permissão para que atiradores e caçadores registrados comprem até 60 e 30 armas, respectivamente, sem necessidade de autorização expressa do Exército.

Podcast 'À mão armada' investiga consequĂȘncias da polĂ­tica armamentista de Bolsonaro

Em apenas trĂȘs anos, o Brasil dobrou o nĂșmero de armas nas mãos de civis, segundo um AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica divulgado no dia 15 deste mĂȘs.

Em 2017, segundo a PolĂ­cia Federal, o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) contabilizava 637.972 registros de armas ativos. Ao final de 2020, o nĂșmero subiu para 1.279.491 – um aumento de mais de 100%.

Além disso, o nĂșmero de pessoas fĂ­sicas que pediram registros para atuarem como caçadores, atiradores desportivos e colecionadores aumentou 43,3% em um ano: de 200,1 mil pessoas, em 2019, para 286,9 mil, em 2020.

Fonte: G1

Comunicar erro
anuncie aqui 2

ComentĂĄrios

anuncie aqui 3