BORA PRADO

Servidores estaduais poderão solicitar contracheques por WhatsApp

Por PRADO AGORA em 27/10/2021 às 21:07:37

Os mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado da Bahia já podem solicitar o recebimento dos seus contracheques de qualquer celular smartphone, por meio de troca de mensagens via WhatsApp. O novo serviço, que visa trazer mais comodidade para o funcionalismo público estadual, é uma iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), por meio de uma parceria entre a sua Superintendência de Gestão e Inovação (SGI) e a equipe do RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado.

De acordo com o superintendente de Gestão e Inovação, Anderson Prazeres, a facilidade está sendo oferecida de forma pioneira pelo governo baiano. "Fizemos uma pesquisa e só identificamos um serviço semelhante disponibilizado pelo governo de Goiás, mas por meio do aplicativo Telegram", relata Anderson. "Como o WhatsApp é uma ferramenta onipresente na vida de praticamente todos que têm smartphone, o serviço tem o potencial de facilitar a rotina de um grande número de servidores públicos", argumenta o superintendente.

Para o gestor de negócio do RH Bahia, Wilson Freitas, a medida representa mais um passo na modernização da Gestão de Pessoas do Estado. "A iniciativa mostra que o RH Bahia vem cumprindo um de seus papeis mais relevantes, que é dispor de um meio que permita aos servidores o acesso de forma rápida, segura e online às suas informações pessoais e funcionais", opina Wilson, lembrando a importância dos servidores ficarem atentos à atualização dos seus dados cadastrais no RH Bahia para ter acesso a estes e outros serviços.

Passo a passo – Para solicitar pela primeira vez o seu contracheque pelo WhatsApp, os servidores ativos, inativos e pensionistas devem ingressar na área de acesso restrito do Portal de Serviços do RH Bahia, com seu login e senha, para cadastrar o número do telefone celular que será utilizado no recebimento do documento. No próprio site do RH Bahia , é possível conferir um vídeo com o passo a passo completo do procedimento.

Depois de realizado o cadastro, o servidor ou pensionista deve enviar mensagem de WhatsApp para o número do Assistente Virtual (71 3115-0100) e seguir as orientações que aparecerão na tela. Vale ressaltar que o envio do contracheque não será realizado automaticamente por WhatsApp a cada mês. Sempre que precisar do serviço, o servidor deverá realizar a solicitação por meio de contato com o Assistente Virtual. Estarão disponíveis os contracheques emitidos a partir de janeiro de 2018.

A Secretaria da Administração informa ainda que, por razões de segurança. o número do aparelho celular cadastrado no RH Bahia deve ser de uso exclusivo do servidor. Além disso, caso deixe de utilizar este número, o servidor deverá desativá-lo, realizando um cadastro do novo número no Portal de Serviços do RH Bahia.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3