BORA PRADO

Mais um paciente de Mucuri com quadro de Covid-19 é transferido de UTI aérea

Por PRADO AGORA em 03/05/2021 às 20:25:55

Mais um paciente do sexo masculino, de 51 anos de idade, que estava internado no Hospital São José (HSJ) de Itabatã, distrito de Mucuri, foi transferido no início da tarde desta segunda-feira, 3 de maio, poruma UTI aérea para Hospital Espanhol, em Salvador.

A aeronave cedida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), após articulação da Secretaria de Saúde de Mucuri (SMS) com o Núcleo Regional de Saúde (NRS), saiu de Salvador às 11h30 e pousou no aeródromo da Suzano em Itabatã, uma hora depois. "A nossa batalha contra o coronavírus é diária e como já fez o prefeito Robertinho, a nossa população precisa continuar tomando todos os cuidados possíveis e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde", diz Fernando Jarim, secretário municipal de Saúde de Mucuri.


Segundo o boletim médico de transferência elaborado pelo Hospital São José, o paciente, apesar de ter apenas 51 anos, está inserido no grupo de risco para Covid-19, pois é obeso, psiquiátrico e há dez dias vem apresentando histórico de tosse produtiva, desconforto respiratório, febre e crise hipertensiva.


Falando à reportagem por telefone da tarde desta segunda-feira (3), após confirmação da regulação estadual em relação à vaga da transferência do paciente mucuriense e sua internação em Salvador, o prefeito de Mucuri, Roberto Figueiredo Costa "Robertinho" (DEM), voltou a apelar à população do município, sobre o aumento de casos de Covid-19 e a necessidade do uso de máscara, além dos cuidados de higiene e distanciamento social. "Só vamos vencer essa pandemia com o aumento dos cuidados no nosso dia-a-dia. Estamos em um momento crítico em relação às vagas nas unidades de saúde que possuem leitos de UTI. É preciso que continuemos fazendo a nossa parte, se precisar sair usar máscara sempre, ao conversar com pessoas pratique o distanciamento, usar álcool gel e lavar bem as mãos", recomenda.

Na saída da aeronave do aeródromo de Itabatã o prefeito Robertinho fez questão de solicitar proteção divina ao paciente, piloto e equipe de saúde o voltou a chamar o socorro como "novo voo da vida".


Outras duas

Na madrugada de sábado, 01 de maio, foi transferido de UTI aérea também para Salvador, um carpinteiro e artesão, morador e muito conhecido no distrito de Cruzelândia, ao sul do município de Mucuri. Ele estava internado também no Hospital São José de Itabatã (HSJ) e por apresentar dificuldade respiratória, precisou ser levado para contar com suporte de uma Unidade Terapia Intensiva (UTI).

Já no final da noite do mesmo sábado (01), outro paciente que teve seu quadro respiratório alterado por causa da Covid-19, precisou ser transferido do Hospital São José (HSJ), onde estava internado, para o Hospital de Campanha de Porto Seguro.

Fonte: Teixeira Hoje

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3