BORA PRADO

Congresso promulga PEC que isenta de IPTU igrejas em imóveis alugados

Por PRADO AGORA em 18/02/2022 às 08:42:31

O Congresso Nacional promulgou, na tarde de hoje (17), a Emenda à Constituição nÂș 116, que concede isenção de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) a templos religiosos que funcionam em imóveis alugados. A proposta tramitava no Congresso desde 2015, tendo sido aprovada em 2016 no Senado. Na Câmara dos Deputados, a votação foi concluĂ­da no final de 2021.

A Emenda nÂș 116 estende a templos em imóveis alugados um benefĂ­cio do qual jĂĄ gozavam igrejas que tĂȘm imóveis próprios. Embora a Constituição estabeleça que templos religiosos não devam pagar o imposto, ainda havia divergĂȘncia se, no caso de imóveis alugados, quando os locatĂĄrios são responsĂĄveis pelo pagamento do IPTU, a regra também era vĂĄlida.

Para o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC reforça o que jĂĄ diz a Constituição, quando prevĂȘ atividades de assistĂȘncia religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva e, portanto, "valoriza a atividade social desempenhada pela prĂĄtica da religião". Pacheco também enfatizou o papel da emenda promulgada hoje para garantir segurança jurĂ­dica às igrejas.

"A promulgação da proposta de emenda à Constituição afasta mal-entendidos e impede eventual restrição à liberdade de crença por meio da criação de obstĂĄculos para o exercĂ­cio das religiões. E o faz com fundamento na tutela da liberdade de crença e no fomento do exercĂ­cio da atividade religiosa", afirmou Pacheco.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
anuncie aqui 2

ComentĂĄrios

anuncie aqui 3