Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Doença

Segundo caso de Influenza Aviária é confirmado na Bahia, no município de Prado


O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou o segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na Bahia nesta quinta-feira (15). Ambos os casos foram identificados em aves silvestres, e não há registros de gripe aviária em aves de granja, ou seja, aquelas destinadas à produção de alimentos. A produção comercial de aves continua livre da doença.

O segundo caso foi confirmado em Prado, no sul da Bahia, em 13 de junho, cerca de uma semana após o primeiro caso ter sido confirmado em Caravelas. A IAAP foi detectada em aves silvestres da espécie Trinta-réis-real, e não foram encontrados estabelecimentos avícolas próximos aos locais onde as aves foram encontradas.

A pessoa que teve contato com a ave infectada em Prado está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde. Em maio, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual de Saúde emitiu um comunicado de risco aos municípios da Bahia devido à gripe aviária.

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por 180 dias devido à detecção da IAAP em aves silvestres no Brasil. Além da Bahia, outros estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo também identificaram o vírus em aves silvestres.

Apesar desses casos, tanto o Brasil quanto a Bahia mantêm o status sanitário de Livre de IAAP perante a Organização Mundial de Saúde Animal, de acordo com o Governo Federal. Medidas estão sendo tomadas para monitorar a situação e evitar a disseminação da doença.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!