Esporte

Guerreiros rubro-negros! Confira os jogadores que subiram com o Vitória da Série C até a Série A

No dia 21 de novembro de 2021, os 5.

Imagem de destaque da notícia
No dia 21 de novembro de 2021, os 5.956 torcedores que foram ao Barradão lamentaram o segundo rebaixamento à Série C da história do Vitória. A derrota por 1 a 0 para o Vila Nova demarcou um crepúsculo, mas também uma oportunidade de reconstrução. E ela veio.

Veio menos de dois anos depois. No último domingo (12), o Leão venceu o Novorizontino no estádio Jorge de Biasi, por 2 a 1, e ascendeu à Série A. No elenco, apenas seis guerreiros rubro-negros que disputaram a Terceira Divisão do ano passado permaneceram no clube.

O único escalado entre os titulares foi o goleiro Lucas Arcanjo. O mesmo Arcanjo que foi renegado por causa de falhas protagonizadas nos momentos derradeiros da Série B de 2021. Que perdeu a posição após sofrer uma lesão em 2022.

Foram precisos apenas alguns jogos para ele mostrar que merecia a confiança da torcida. O canto "Uh é paredão, o goleiro do Leão" foi ecoado por milhares de vozes que compareceram ao Barradão durante a Série B. Em 35 jogos pela competição até o momento, Lucas sofreu apenas 27 gols e, de quebra, deu duas assistências.

Outros dois goleiros permaneceram na caminhada do Vitória até aqui: Dalton, que foi titular na reta final da Série C de 2022 e teve atuações importantes no período, e Yuri Sena, que fez apenas duas partidas nessas duas temporadas.

Entre os jogadores de linha, os que mais atuaram na Série B deste ano foram Marco Antônio e Léo Gomes. Sempre como volante, Léo atuou em 13 oportunidades e marcou um gol, de cabeça, contra o Botafogo-SP, pela 5ª rodada do certame. Já Marco esteve presente em 10 partidas, seja como zagueiro ou volante, e não balançou as redes.

O único atleta que permaneceu e não entrou em campo em 2023 foi o volante Dionísio. Ainda no início do ano, ele sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho e teve de passar por cirurgia. Se recuperou em setembro, mas não foi aproveitado pelo técnico Léo Condé.

De qualquer forma, a importância dele é óbvia em toda essa jornada. Foi Dionísio o autor do gol do acesso para a Série B, contra o Paysandu, na Curuzu, pela última rodada do quadrangular final da competição.

O levantamento feito pelo Bahia Notícias levou em consideração apenas jogadores que fizeram parte do elenco profissional nos últimos dois anos e que completaram a jornada até o acesso à Série A. O zagueiro John, por exemplo, era da equipe sub-23 em 2022.

Jogadores como Santiago Tréllez e Rafinha, que chegaram a atuar na Série B em 2023, não entraram na conta porque não terminaram o ano com a camisa do Vitória.

Líder da Série B com 69 pontos, o Vitória pode conquistar o título nesta terça-feira (14). Para isso, basta que o Criciúma não vença o Guarani no Brinco de Ouro, pela 36ª rodada da competição.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis