Cidades

"G8 original" também vai indicar nome ao TCM, confirma deputado do grupo

A disputa pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está parecendo o quadro "Cavalinhos do Fantástico" que, de forma engraçada, mostra a corrida eletrizante dos times de futebol que disputam o título do Campeonato Brasileiro.

Imagem de destaque da notícia
A disputa pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está parecendo o quadro "Cavalinhos do Fantástico" que, de forma engraçada, mostra a corrida eletrizante dos times de futebol que disputam o título do Campeonato Brasileiro. A diferença é que, do lado de cá, quem está correndo não são os cavalinhos, e sim, os deputados estaduais que vislumbram ocupar a tão sonhada vaga que irá surgir, a partir do dia 22 de dezembro, com a aposentadoria compulsória do conselheiro Fernando Vita.

Mesmo que um tanto atrasado, quem chegou para dar mais emoção ao jogo foi o time "G8 original", primeiro bloco informal criado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e que ocupa a última posição na tabela. De acordo com o jogador Luciano Araújo, presidente estadual do Solidariedade (SD), a equipe também irá indicar um bom atacante para a disputa.

LEIA TAMBÉM:

Gama de candidatos ao TCM acirra queda de braço entre os partidos da base do governo

Rogério Andrade confirma interesse na vaga do TCM, mas admite que o seu foco é tocar o mandato

TCM: Nome da oposição só será definido após conversa com caciques do União Brasil, indica Alan Sanches

Daniel Almeida reforça vaga do TCM para o PCdoB e indica que debate interno deve ser iniciado na próxima semana

Luciano Araújo revelou, com exclusividade, ao Bahia Notícias, nesta sexta-feira (24), que os oito deputados se reuniram e chegaram ao consenso de que irão colocar seus nomes no pleito. "Foi definido em uma reunião que não está descartado que um nome para o TCM saia de dentro do nosso G8", afirmou. Além dele, o bloco liderado por Nelson Leal (PP) tem como membros Vitor Azevedo e Raimundinho da JR (ambos do PL), Patrick Lopes (Avante), Binho Galinha (Patriota), Laerte do Vando (Podemos) e Felipe Duarte, também do PP.

Sobre quais seriam os nomes mais bem colocados, caso a equipe consiga se viabilizar, Araújo afirmou que todos têm interesse na vaga, inclusive ele, mas que o martelo sobre o nome indicado pelo grupo só será batido após uma longa conversa de amadurecimento. "Uma coisa é certa: ou a gente indica um nome ou nós vamos votar em um nome dos já colocados porque nós oito vamos votar juntos. Mas nós não descartamos indicar um nome, isso é certo e já está confirmado", frisou.

Perguntado pela reportagem por qual dos cinco nomes confirmados pelo líder do governo na AL-BA, Rosemberg Pinto (PT), na última terça-feira (21), o coração dele bate mais forte, Luciano Araújo respondeu que o seu coração "bate mais forte por um colega do G8". Os nomes que estão no páreo são o de Paulo Rangel (PT), Fabrício Falcão (PCdoB), Roberto Carlos (PDT), Rogério Andrade (MDB) e do ex-deputado e ex-presidente da AL-BA, Marcelo Nilo (Republicanos), que deve ser indicado pela oposição.

O cargo de conselheiro do TCM enche os olhos de qualquer mortal, por alguns motivos, entre eles o salário. O vencimento fixo de R$ 37.589,95 pode saltar para algo em torno de R$ 52,8 mil mensais, se somados a benefícios como abono permanência, quando o servidor atinge a idade para se aposentar e opta por continuar trabalhando, entre outras vantagens. Uma das funções dos tribunais é fiscalizar as contas e os gastos públicos dos municípios. O cargo é vitalício até os 75 anos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis