BORA PRADO

Com três baianos, Mundial de Canoagem Velocidade começa nesta quarta, no Canadá

Por PRADO AGORA em 02/08/2022 às 16:24:14

Com as presenças dos baianos Isaquias Queiroz, Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira, o Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem começa nesta quarta-feira (3), em Halifax, no Canadá. A equipe já está na cidade desde a semana passada, em preparação.

Atual campeão olímpico e mundial no C1 1000 metros, Isaquias é o grande favorito do evento. Nesta edição, ele participará apenas de provas individuais, no C1 500 e no C1 1000 metros.

"Meu objetivo é sair com medalhas tanto nos 500 quantos nos 1000 metros, acho que o meu grande adversário será o Martin Fuksa (atleta da República Tcheca), que está buscando muito uma medalha de ouro em Mundiais. Vou disputar só as provas individuais porque a C2 ainda não está totalmente completa, o Erlon está se recuperando e também vamos deixar uma pulga atrás da orelha para os nossos adversários", afirmou Isaquias.

A primeira prova dele será nesta quarta-feira, às 16h06 (de Brasília), pelas eliminatórias do C1 500 metros. Na quinta-feira (4), o baiano cai na água para o C1 500 metros, às 11h17.

A dupla brasileira, portanto, será composta por Filipe Santana Vieira e Erlon de Souza, e disputará duas provas: C2 500 e C2 1000 metros. Santana ainda disputará a prova individual do C1 5000 metros.

"Vai ser o meu primeiro campeonato mundial sênior, sei que o nível é bem grande, mas vamos com tudo. Será a minha primeira prova com o Erlon, estamos com boas expectativas, eu o acho um bom parceiro, estar remando com ele é ótimo. Eu espero de mim um bom resultado", disse Felipe.

Retornando de uma lesão no quadril, que o retirou dos Jogos Olímpicos de Tóquio (lembre aqui), Erlon encara o Mundial com um gostinho de recomeço.

"A expectativa é muito grande, será a primeira competição depois da cirurgia, vai ser o momento ideal para saber a evolução, como está sendo construído tudo aquilo que está sendo trabalhado para eu chegar no topo novamente. Essa competição vai dizer muito da minha evolução", destacou.

As provas do C2 começam nesta quarta, com a dupla brasileira entrando na água às 12h18 na distância dos 500 metros. Na quinta, será a vez dos 1000 metros, eles competem as eliminatórias às 11h59.

PARACANOAGEM

O Brasil será representado por sete atletas no Campeonato Mundial de Paracanoagem. Dentre os atletas brasileiros presentes na competição, três conquistaram medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Fernando Rufino, ouro nos 200 m VL2, Giovane Vieira, prata nos 200m VL3, e Luis Carlos Cardoso, prata nos 200 m KL1.

Além deles, outras três canoístas que estão no Canadá também representaram o Brasil na capital japonesa: Adriana Azevedo, Débora Benevides e Mari Santilli. Igor Tofalini é o único atleta da delegação em Halifax que não disputou a última edição dos Jogos Paralímpicos.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3