BORA PRADO

Fifa marca depoimento do equatoriano Byron Castillo em recurso que pode levar Chile à Copa

Por PRADO AGORA em 01/09/2022 às 19:45:20

A Fifa marcou para o dia 15 de setembro o julgamento de um recurso que pode levar o Chile à Copa do Mundo. Segundo informações do jornal "La Tercera", o equatoriano Byron Castillo irá depor em audiência sobre uma suposta irregularidade, denunciada pela seleção chilena, em suas aparições pela seleção do Equador.

O julgamento será na sede da entidade máxima do futebol, em Zurique, na Suíça. Quinta colocada nas eliminatórias sul-americanas, a seleção peruana também estará presente. A equipe caiu para a Austrália, nos pênaltis, na repescagem para a Copa do Mundo.

Representado pelo brasileiro Eduardo Carlezzo, o Chile alega que Byron Castillo teria, na verdade, nascido na Colômbia, como mostraria um documento de batismo dele, com o nome de Byron Javier Castillo Segura. O Equador, por outro lado, alega que este seria o irmão de Byron David Castillo segura, registrado em 1998, em General Villamil, e que teria falecido.

Em julgamento inicial, a decisão da Fifa foi favorável à seleção equatoriana, mas o Chile questionou o fato de Byron não ter sido convocado para depor e apresentou recurso.

"Fornecemos uma quantidade significativa de evidências à Fifa provando que o jogador nasceu na Colômbia, e que sua certidão de nascimento equatoriana é falsa. Contudo, ele nunca se manifestou sobre o assunto, nunca forneceu uma explicação sobre seu passado, nem sobre sua família. Por isso, o dia 15 de setembro será crucial, pois Byron Castillo terá a oportunidade de explicar à Fifa o seu real local de nascimento", afirmou Carlezzo.

Ao todo, Castillo participou de oito jogos pelo equador nas eliminatórias sul-americanas, sendo dois deles contra o Chile.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3