BORA PRADO

CBF defende protocolo usado para manter Grêmio x Bahia sob chuva em Porto Alegre: "Decisão correta"

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota nesta quinta-feira (13) defendeu o protocolo utilizado para manter o jogo Grêmio x Bahia, na noite da última quarta (12), pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Por PRADO AGORA em 14/07/2023 às 08:36:29

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota nesta quinta-feira (13) defendeu o protocolo utilizado para manter o jogo Grêmio x Bahia, na noite da última quarta (12), pelas quartas de final da Copa do Brasil. A partida foi realizada na Arena do Grêmio mesmo sob fortes chuvas em Porto Alegre. Inicialmente marcado para começar às 19h, a bola rolou na decisão com uma hora de atraso. O Tricolor gaúcho venceu o baiano por 4 a 3 nos pênaltis, após empate em 1 a 1, no tempo normal.

Na véspera da partida, o prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, pediu o adiamento por causa do alerta de ciclone que estava previsto para atingir o estado. Devido às chuvas, o gramado ficou encharcado e não tinha condições de jogo para o horário marcado. O árbitro Wilton Pereira Sampaio fez vistorias até que autorizar o início da decisão. A CBF aprovou a postura do juiz e dos auxiliares de arbitragem.

"A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro agiu corretamente e ressalta que, por respeito ao profissional de imprensa no campo, informou que quem daria as informações seria o delegado de imprensa da partida. Fato esse que aconteceu de imediato, mais uma vez cumprindo corretamente o regulamento de competições e as diretrizes da FIFA", diz o comunicado.

Eliminado, o Bahia acumulou uma premiação de R$ 12,8 milhões por ter chegado até as quartas de final. Em oito jogos disputados, o Tricolor baiano venceu quatro e empatou quatro, o ataque marcou 14 gols e a defesa sofreu cinco. Enquanto o Grêmio vai encarar o Flamengo no confronto da semifinal.

Leia a nota na íntegra da CBF:

"Nesta quarta-feira (12/07), no pré-jogo entre Grêmio x Bahia, na Arena do Grêmio, o sportv, canal responsável pela transmissão da partida, fez duras críticas quanto à indefinição da realização do jogo, válido pelas quartas de final da Copa Betano do Brasil, em razão de previsões de instabilidade do tempo em Porto Alegre. A Diretoria de Competições (DCO), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ressalta que não há precedentes de cancelamento de jogos em função de previsões meteorológicas.

A Diretoria de Competições da CBF (DCO) seguiu o protocolo corretamente e teve a cautela e a tranquilidade para acompanhar de perto, por meio de seus profissionais que estavam no local, com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol, e do comando do DCO da CBF, a evolução das questões climáticas em Porto Alegre ao longo do dia. É necessário ressaltar que o cancelamento de uma partida de futebol, como a que ocorreu nesta quarta-feira, e que se tratava de uma partida eliminatória da Copa do Brasil, envolve múltiplos atores, que vão da empresa detentora dos direitos da competição e sua grade de programação, passando pela logística dos clubes, segurança pública, segurança interna, além de todos os demais profissionais envolvidos na realização de uma partida de futebol e, principalmente, os torcedores.

A CBF, portanto, tomou a decisão correta, respaldada pelo que determina o regulamento da competição e as orientações da FIFA, em relação ao episódio em questão. Com isso, a partida transcorreu dentro de um ambiente de normalidade, como sempre se vê em jogos do Campeonato Brasileiro, em situações de chuva ao longo do ano.

Comentaristas da emissora também criticaram o árbitro Wilton Pereira Sampaio que, indagado pela reportagem durante e após as inspeções feitas no gramado, não se pronunciou.

A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro agiu corretamente e ressalta que, por respeito ao profissional de imprensa no campo, informou que quem daria as informações seria o delegado de imprensa da partida. Fato esse que aconteceu de imediato, mais uma vez cumprindo corretamente o regulamento de competições e as diretrizes da FIFA."

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3