BORA PRADO

Esporte da mente: Salvador recebe Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico nesta sexta

Qual o seu tempo resolvendo um Cubo Mágico? Quase todo mundo já parou para "quebrar a cabeça" girando as peças coloridas do tradicional objeto, que é considerado um dos brinquedos mais vendidos do mundo.

Por PRADO AGORA em 11/10/2023 às 00:21:27

Qual o seu tempo resolvendo um Cubo Mágico? Quase todo mundo já parou para "quebrar a cabeça" girando as peças coloridas do tradicional objeto, que é considerado um dos brinquedos mais vendidos do mundo. Muitos nunca sequer conseguiram chegar ao final do desafio, outros, os chamados cubistas, impressionam com a rapidez que solucionam o enigma. Essa grande comunidade, espalhada por várias gerações, fomenta um emocionante esporte com direito a Campeonato Brasileiro, Campeonato Mundial e diversas outras competições.

Também conhecido como Cubo de Rubik, levando o nome do seu inventor, o professor de arquitetura húngaro Ernõ Rubik, o Cubo Mágico nasceu em 1974, e teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado em 1982, em Budapeste. Em 2013, aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Cubo Mágico, na cidade de Santos, em São Paulo. Agora, em 2023, pela primeira vez a competição chega ao Nordeste e a cidade de Salvador é a escolhida para sediar as disputas que exigem rapidez de raciocínio e muita agilidade.

A competição, que atualmente conta com uma edição por ano, acontecerá entre os dias 13 e 15 de outubro, no Teatro da Cidade, dentro do Villa Campus Educação, na Paralela, e terá entrada gratuita. Segundo João Vinícius, organizador da Cubo Mágico Bahia e delegado da WCA (sigla em inglês para Associação Mundial de Cubo Mágico) são esperadas cerca de 500 pessoas passando pelo evento, contando competidores, convidados e público externo.

"A entrada é gratuita e todos são muito bem-vindos. Para um evento desse porte foram precisos muitos meses de preparação. Começando nossos trabalhos ano passado e, muito felizmente, conseguimos patrocinadores que apoiam a prática e as competições, como a Sunny Brinquedos, a Embasa, a Biocube e a rádio Salvador FM, que nos possibilitaram, pela primeira vez no Brasil, fazer um evento tão grande", comentou João.

Foto: Divulgação

Cerca de 150 competidores estão inscritos entre as 17 modalidades da competição, que vai da resolução do cubo mágico 3x3x3, o mais tradicional, até disputas com os olhos vendados e usando apenas uma mão. Rafael Correia, um dos mais antigos membros da cena de cubistas da Bahia e organizador do Campeonato Brasileiro deste ano, explica como funcionam as regras de um torneio oficial de Cubo Mágico.

"Na maioria das modalidades, em especial na principal delas que é o Cubo 3x3x3, cada competidor resolve cinco embaralhamentos. Dessas cinco tentativas, o pior e o melhor tempo são descartados e com os três tempos restantes é realizada uma média que servirá para classificação. Quem tiver a melhor média, vence. Antes de começar a resolver o cubo mágico, o competidor tem até 15s para inspecionar o cubo", explicou.

Segundo Rafael, os praticantes de cubo mágico aumentam constantemente. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, por exemplo, cerca de 30% dos competidores são novatos.

"O cubo mágico, de fato, continua atingindo e encantando gerações. A prática está em evolução no mundo todo. A cada dia aumenta o número de competidores, sem falar que existem muitas pessoas que apenas montam por diversão e nunca participaram de uma competição. Houve uma parada por conta da pandemia, mas as competições retomaram ano passado e continuam em crescimento. No Campeonato Brasileiro, cerca de 30% dos competidores são novatos, ou seja, será a primeira competição deles. Isso mostra o potencial de crescimento que a prática possui".

Foto: Acervo pessoal

Rafael e João contam que em Salvador existem comunidades locais que fomentam o cubo em grupos de WhatsApp ou Telegram, como também páginas de sites ou o Instagram da Cubo Mágico Bahia.

"Além dos campeonatos, eventualmente realizamos encontros, oficinas, palestras e exposições em eventos, escolas ou em algum estabelecimento. Em setembro tivemos uma oficina de cubo mágico no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) do Barbalho em Salvador, bem como um encontro na Livraria Leitura no Shopping Salvador", disse Rafael.

Para além dos encontros, quem estiver começando pode ter acesso a bastante conteúdo disponível no YouTube. E falando em YouTube, Suzane Coelho, cubista desde 2016, é uma das referências no Brasil. A soteropolitana conta com mais de 260 mil inscritos no seu canal onde ensina milhares de pessoas e cria conteúdo sobre o vasto mundo do Cubo Mágico.

"Eu comecei em 2016 após descobrir que um amigo da época resolvia e fui desafiada por ele a comprar um cubo e aprender também. Lembro que fiquei 'quebrando a cabeça' para resolver o cubo pela primeira vez, mas, depois de conseguir, simplesmente não parei mais. No final do mesmo ano participei do meu 1º campeonato e digo até que, se não tivesse sido isso, talvez eu nem continuasse no hobby. Participar de uma competição me incentivou e muito a continuar treinando e abaixar meus tempos", comentou a cubista.

Suzane Coelho conta mais de 260 mil inscritos em seu canal no YouTube | Foto: Acervo pessoal

Atualmente com 23 anos, Suzane, que já participou de campeonatos nacionais e internacionais, contou ao Bahia Notícias que já chegou a resolver, em casa, o cubo 3x3x3 em 6 segundos e o 3x3x3, com uma mão, em 10 segundos. A cubista não esconde as grandes expectativas em participar e organizar uma competição na sua terra natal.

"Já participei de diversos campeonatos nacionais e até continentais e tive que viajar para todos eles. Em 2017, participei do meu primeiro Campeonato Brasileiro, que ocorreu em Brasília. Em 2018, fui para Uberlândia para a competição nacional do país. Ano passado, viajei novamente para Brasília, só que dessa vez para o Campeonato Sul-Americano. Todos esses foram excelentes, mas nada se compara a poder realizar o Campeonato Brasileiro na minha cidade. Está sendo, sem dúvidas, um desafio, porém muito bom. Estamos trabalhando há meses para realizar o melhor evento possível e as expectativas estão nas alturas! Vai ser muito bom poder receber competidores de todo o Brasil e realizar um campeonato de peso como esse aqui".

Para quem está começando, Suzane recomenda que adquira "um modelo simples de cubo mágico, porém bom". O cubo Moyu Meilong, por exemplo. Segundo ela, este modelo "é infinitamente melhor do que aqueles simples conhecidos como 'cubos de R$ 1,99', que acabam mais atrapalhando do que ajudando na hora de aprender".

A soteropolitana Suzane Coelho é referência nacional em Cubo Mágico | Foto: Acervo pessoal

Suzane também revelou que um dos grandes sonhos da comunidade cubística é ver o Cubo Mágico nas Olimpíadas. Sobre os debates recorrentes do que é ou não é considerado esporte, a cubista tem uma posição bem clara do assunto.

"Um dos grandes sonhos da comunidade cubística é ver o cubo mágico nas Olimpíadas, por exemplo. Ainda é um sonho distante, mas espero um dia conseguir ver isso acontecendo. Reconhecemos o cubo mágico como um esporte da mente: além de ajudar na coordenação motora, ele estimula o raciocínio lógico e melhora na concentração. Sobre a questão do que é ou não esporte, no dicionário a definição é: 'cada uma das atividades físicas desenvolvidas por uma pessoa ou um grupo, com regularidade ou não, com o fim de recreação ou competição' e levando isso em consideração, eu acho que o cubo mágico se encaixa e muito na definição".

E você, aceita o desafio de resolver um cubo mágico ou ficou curioso sobre um dos quebra-cabeças mais incríveis do mundo? Tanto Suzane quanto João e Rafael exaltam o clima positivo e acolhedor da comunidade cubística, sempre aberta a novos entusiastas.

"Cara, é ver para crer, porque é sempre um ambiente muito acolhedor, muito caloroso. As pessoas estão ali competindo umas com as outras, mas elas estão sempre se apoiando, torcendo uns pelos outros, ficando felizes com o progresso dos adversários. É um lugar onde você vai fazer amigos pra vida inteira. O sentimento é que todos são vencedores. A comunidade como um todo incentiva bastante os praticantes, inclusive isso reflete na imagem que alguns pais possuem da Cubo Mágico Bahia, pois passam a admirar o nosso trabalho e frequentemente acompanham e apoiam os filhos nesses eventos. Então, podemos dizer que a prática do cubo mágico, além de uma atividade lúdica e competitiva, trata-se de um importante instrumento para o desenvolvimento das relações pessoais", contaram os cubistas.

Para ter mais informações e acompanhar tudo sobre a cena do Cubo Mágico baiano, siga o instagram: @cubomagicobahia.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3