BORA PRADO

VÍDEO: Vereadores identificam exames transvaginais em homens pagos pela prefeitura de Formosa do Rio Preto

Parlamentares de Formosa do Rio Preto, na região da Bacia do Rio Grande, revelaram, na sessão plenária desta terça-feira (23), documentos que registram a aprovação de exames transvaginais para cerca de 10 cidadãos identificados como homens cisgênero.

Por PRADO AGORA em 23/11/2023 às 20:38:26

Parlamentares de Formosa do Rio Preto, na região da Bacia do Rio Grande, revelaram, na sessão plenária desta terça-feira (23), documentos que registram a aprovação de exames transvaginais para cerca de 10 cidadãos identificados como homens cisgênero. Na ocasião, o líder do governo na Câmara, o vereador Sandoval Queiroz confirmou a veracidade das acusações e lamentou: "Acontece que não é mentira".

Em imagens divulgadas nas redes sociais, ele define o caso como "um absurdo" e ressalta que, em contato com o secretário de Saúde, João Rocha Mascarenhas, o gestor validou os documentos apresentados. "É uma falta, até mesmo. Se nasceu de um erro de um funcionário, eu acredito que é uma falta de respeito", e completa: "Eu achei que era fake news, mas eu procurei até o secretário de Saúde e ele disse que era real. A desculpa a gente só não vai descobrir se não quiser, a gente não pode fazer vista grossa".

Líder do governo na Câmara confirma acusação de aprovação de exames transvaginais para homens pela Secretaria de Saúde em Formosa do Rio Preto pic.twitter.com/BwGpZOZxaB

— Bahia Notícias (@BahiaNoticias) November 23, 2023

Ao Bahia Notícias, a vereadora Manuela Rocha, uma dos quatro legisladores que revelaram o ocorrido, afirma que os dados foram retirados da planilha de prestação de contas do município, enviada ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), referente ao ano de 2022. "Essa lista está no processo de prestação de contas, já no e-TCM, o sistema eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios. Quando fomos verificar a lista, com o selo do TCM a gente viu , não é uma, nem duas, são vários exames faturados em nome de homens."

A parlamentar afirma ainda que os processos anteriores estão sendo avaliados para investigar outros possíveis casos de irregularidades. "A gente está preparando a documentação, pois como são recursos que envolvem verba federal, estadual e municipal, vamos encaminhar para os órgãos competentes para que seja apurado no Ministério Público Federal, Corregedoria Geral da União e Tribunal de Contas [...] para realmente ver o que estava acontecendo". Ela afirma ainda que o caso gera mais "estranheza" já que esse tipo de exame tem oferta limitada para a população.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Formosa do Rio Preto ainda nesta quinta-feira (23), mas não obteve respostas.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3