BORA PRADO

Pentacampeã do Intermunicipal, Itamaraju mira o topo das maiores campeãs da competição

O Campeonato Intermunicipal de futebol da Bahia tem uma "velha nova" campeã.

Por PRADO AGORA em 02/12/2023 às 00:52:24

O Campeonato Intermunicipal de futebol da Bahia tem uma "velha nova" campeã. No último domingo (26), a Seleção de Itamaraju conquistou o seu quinto título da "Copa do Mundo do interior", em casa, após empatar por 1 a 1 com a Seleção de Porto Seguro e vencer por 3 a 2 no placar agregado da decisão. O Estádio Juarez Barbosa estava lotado para comemorar o penta de Itamaraju no Intermunicipal, igualando o número de conquistas de Santo Amaro e ficando atrás apenas de Cachoeira e Itabuna, as duas maiores campeãs com oito taças cada.

Durante a vitoriosa campanha do torneio que começou com 53 Seleções espalhadas pelo vasto interior da Bahia, o time do técnico Marcos Correia se classificou na fase de grupos somando cinco vitórias e uma derrota. No mata-mata, Itamaraju bateu Belmonte, Santa Inês, Santo Amaro, Ipiaú e Quijingue antes da final contra Porto Seguro. Em conversa com o Bahia Notícias, Marcos Correia, que já havia batido na trave nas finais do Intermunicipal de 2016, com Itabela, e 2017 e 2018, com Itapetinga, destacou o alto nível de competitividade do torneio.

Segundo o treinador, as equipes de ponta do que é considerado por muitos "o maior torneio de futebol amador do mundo" possuem condições de trabalho melhores que os clubes profissionais do estado, ficando atrás apenas de Bahia, Vitória e Bahia de Feira.

"Eu recebi várias propostas para trabalhar na Segunda Divisão do Campeonato Baiano, mas, sinceramente, as propostas que chegam, os valores dão até para a gente dar risada. As principais equipes do Intermunicipal, de seis a oito times, montam elencos para brigar pelo título e o investimento é muito alto. Eu tenho a ousadia de dizer que as equipes de ponta do Intermunicipal como Itamaraju, Itapetinga, Porto Seguro, Cachoeira, Santo Amaro, esse ano Castro Alves e Simões Filhos, possuem condições de trabalho e estrutura melhores que os clubes profissionais da Bahia, só perdendo para Bahia, Vitória e Bahia de Feira. As demais equipes, que me desculpem, mas a estrutura das equipes de ponta do Intermunicipal é muito superior às estruturas de muito time profissional aqui da Bahia", comentou o técnico campeão do Intermunicipal 2023.

O técnico Marcos Correia conquistou o seu primeiro título do Intermunicipal 2023 | Foto: Reprodução Bahia Dia a Dia

Marcos credenciou a conquista ao planejamento feito pela Liga e a Secretaria de Esporte do município e lembrou que Itamaraju "estava entre a sexta e a sétima" candidata ao título.

"O principal ponto forte da Seleção de Itamaraju foi o planejamento feito pela Liga e pela Secretaria de Esporte. Além disso, a união do grupo. A gente tinha um grupo que não era muito badalado no meio da boleiragem. Das oito seleções candidatas ao título, a nossa estava entre a sexta e a sétima, não era uma das principais, mas a humildade e a vontade de querer ganhar dos atletas, essa união, fez com que a gente conquistasse o tão sonhado pentacampeonato para Itamaraju", disse Marcos Correia.

Quem também conversou com o BN Esportes foi o presidente da Seleção de Itamaraju, André Spiga. Segundo ele, a cidade "vive e respira" o Intermunicipal e a equipe se tornou "a grande seleção dos últimos anos" da competição, destacando que, em 32 anos de participação, "já são 11 semifinais e cinco títulos".

"Itamaraju vive e respira o Intermunicipal. Quando se fala: 'ah, por que Itamaraju nunca disputou o acesso do Campeonato Baiano?' Porque a paixão é o Intermunicipal. É uma coisa que está no calendário. Nós nos tornamos a grande seleção dos últimos anos. Somos uma das ligas mais novas a disputar e já chegamos ao quinto título. A gente estreou em 1991. São 32 anos de participação e já são 11 semifinais e cinco títulos. Então, mostra a força da cidade e pode ter certeza que, já já, Itamaraju está no topo das maiores campeãs do Intermunicipal", explicou André.

André Spiga, presidente da Seleção de Itamaraju, e Gustavo Souto, Secretário de Esportes | Foto: Reprodução/Instagram/@ligadeitamaraju

Papel preponderante no pentacampeonato, o fiel apoio da torcida itamarajuense foi valorizado pelo presidente da seleção.

"A torcida viaja todos os jogos pagando do próprio bolso, fazendo vaquinhas, rifas, para estar presente. Eles viajaram esse ano 6.127 quilômetros acompanhando a Seleção de Itamaraju. Não tem palavras para descrever essa paixão", ressaltou André.

Torcida da Seleção de Itamaraju compareceu em peso na final do Intermunicipal disputado no Estádio Juarez Barbosa | Wezio Oliveira - FBF

Sobre um maior incentivo do governo ao Intermunicipal, André ponderou que "deveria ter um aporte financeiro para desenvolver outros campeonatos" pois "no futebol a interação social é muito grande".

"Deveria ter um aporte financeiro para desenvolver outros campeonatos, além do Intermunicipal, que envolvem muitas cidades. O governo deveria dar um incentivo para que as cidades pudessem fazer seus investimentos, tanto no primeiro quanto no segundo semestre. A gente sabe que, no futebol, a interação social é muito grande e isso é muito importante nas nossas vidas, tirando jovens da droga e do mundo crime", comentou o presidente da Seleção de Itamaraju.

Além de 2023, os outros quatro títulos itamarajuenses no Intermunicipal aconteceram em 2002, 2004, 2018 e 2019, com um incrível retrospecto de 100% de aproveitamento em decisões. Já Porto Seguro, finalista nesta temporada, já levantou a taça em 2010 e somou o seu terceiro vice-campeonato na história.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3