BORA PRADO

Retrospectiva: Saída de Renato Paiva do Bahia e morte de Raimundo Varela foram destaques em setembro

A primeira semana do mês de setembro veio com ar de alívio para boa parte dos torcedores do Bahia.

Por PRADO AGORA em 31/12/2023 às 16:11:23

A primeira semana do mês de setembro veio com ar de alívio para boa parte dos torcedores do Bahia. Isso porque a notícia de que o então técnico do Esquadrão, o português Renato Paiva, havia pedido o boné após muita pressão gerou um otimismo nos "adeptos" - como diria Paiva - para o futuro do tricolor rumo à recuperação na Série A. O treinador apresentou seu pedido de demissão no dia 6 de setembro, apenas três dias após o empate amargo contra o Vasco - que, assim como o Bahia, também estava em situação delicada na tabela -, em pela Arena Fonte Nova, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão.

Se por um lado no dia 6 houve alegria, um dia após, o 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, amanheceu triste para os baianos. A morte de um dos principais nomes do jornalismo da Bahia, Raimundo Varela, aos 75 anos, comoveu diversos telespectadores que cresceram vendo o apresentador erguendo os cartões verde ou vermelho e batendo na mesa do Balanço Geral. Varela já vinha enfrentando problemas renais e diabetes desde 2006. Ele dedicou mais de 40 anos à comunicação, com passagens pelo rádio e televisão, na Band e Record TV Itapoan, além da Sociedade da Bahia.

Em meados de setembro a notícia de que estudantes de medicina da Universidade Santo Amaro realizaram um ato de masturbação coletiva durante uma partida de vôlei feminino válida por um torneio universitário, em São Carlos, no interior de São Paulo, repercutiu nacionalmente. O episódio, apelidado pelos alunos de "punhetaço", ocorreu em maio, durante a Copa Calo, mas os vídeos viralizaram em setembro, provocando revolta nas redes sociais.

A notícia de que a ex-desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal seria julgada por uma das Varas Criminais Especializadas de Salvador, chamou a atenção dos leitores em setembro. A decisão ocorreu por conta da perda do foro privilegiado que acarretou no envio de ação penal ligada à Operação Faroeste para a primeira instância do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A determinação, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, acatou uma retificação solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF).

O finalzinho de setembro veio com o anúncio de que a prefeitura de Salvador vai construir novo viaduto para "desafogar" o tráfego na região da Avenida ACM. O que gerou um otimismo nos leitores do BN. Com um investimento de R$ 51,8 milhões, a expectativa da Seinfra é que a obra seja entregue em 14 meses. Já a expectativa dos milhares de soteropolitanos que passam pela ACM é que a intervenção ponha um fim no caos que ocorrer pela tráfego intenso na região.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3