BORA PRADO

VÍDEO: Maratonista chinês é acusado de vencer corrida de forma ilegal

A organização da Meia Maratona de Pequim investiga um caso de três atletas que supostamente ajudaram o corredor He Jie, da China, a vencer uma corria no último domingo (14).

Por PRADO AGORA em 15/04/2024 às 21:52:23

A organização da Meia Maratona de Pequim investiga um caso de três atletas que supostamente ajudaram o corredor He Jie, da China, a vencer uma corria no último domingo (14). Um vídeo que circula nas redes sociais mostram os maratonistas Robert Keter e Willy Mnangat, do Quênia, e Dejene Hailu, da Etipópia, desacelerando as passadas próximo à linha de chegada e fazendo um "sinal" para que o chinês pudesse garantir o ouro e o prêmio de U$ 5.500 (R$ 28 mil). Confira o vídeo:

The rigged Beijing Half marathon race over the weekend in China ????????!!! pic.twitter.com/2jv5D8E6Sk

— The Plumber ???????? (@MavicDronePilot) April 15, 2024

O atleta de 25 anos tem histórico de recorde nacional na Maratona de Wuxi, em março de 2023, e detém o tempo de 2h06min57s. He Jie também é medalhista de ouro nos 42,195km dos Jogos Asiáticos de 2023 e em Hangzhou, cidade chinesa da última competição, terminou os 21km da meia maratona em 1h03min44s.

Segundo um porta-voz do Instituto de Esportes de Pequim, em comunicado à AFP, o órgão já investiga o incidente.

"Estamos cientes das imagens que circulam on-line da meia maratona de Pequim neste fim de semana e entendemos que uma investigação está sendo conduzida pelas autoridades locais relevantes. A integridade do nosso esporte é a maior prioridade na World Athletics, enquanto esta investigação estiver em andamento, não poderemos fornecer mais comentários", disse a World Athletics, em uma declaração ao veículo BBC Sport.

Um repórter do jornal South China Morning Post chegou a questionar a Mnangat, terceiro colocado da disputa, se ele havia deixado o companheiro ganhar. O corredor queniano confirmou que sim.

"Ele vem ao Quénia, eu fui lebre dele na maratona de Wuxi, ele é meu amigo", revelou.

Horas depois, Mnangat corrigiu sua afirmação e quis dizer que "correu como um coelho". Segundo o mesmo, o atleta dita o ritmo da prova, mas na sua inscrição não consta a indicação.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3