BORA PRADO

Comerciantes da região sisaleira são alvos de Operação da PF contra garimpo ilegal de ouro

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Serra Dourada, que combate a mineração ilegal de ouro, em Santaluz.

Por PRADO AGORA em 17/04/2024 às 10:07:19

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Serra Dourada, que combate a mineração ilegal de ouro, em Santaluz. Segundo a Polícia Federal (PF), a ação é um desdobramento da Operação Garça Dourada, deflagrada em junho do ano passado.

Ao todo, os policiais cumprem 30 mandados de busca e apreensão em Santaluz, Tucano, na mesma região; e em São Paulo (SP). Nesta última fase da operação, a PF identificou comerciantes que adquirem o ouro extraído de forma ilegal na região para revender em outros estados, em forma de barra ou já transformados em joias.

Na operação de junho de 2023, a investigação apontava que os investigados - que praticavam a extração ilegal de ouro há anos - tinham evoluído no crime para a construção de laboratórios.

Nesses locais, eles recebem e refinam "rejeitos" de moagens executadas por garimpeiros ilegais, com processo químico industrial. O ouro é extraído do "rejeito" por meio da chamada lixiviação, com o uso de grande quantidade de cianeto de sódio.

A PF também informou que o uso ilícito de cianeto de potássio ou cianeto de sódio, substâncias altamente tóxicas e cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

Os investigados vão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais, uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, eles podem ficar presos em até 29 anos.

Fonte: Bahia Noticias

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3