BORA PRADO

17º Festival Gastronômico e Cultural de Prado agitará a cidade de 6 a 22 de outubro

Por PRADO AGORA em 21/09/2023 às 08:04:26

A cidade de Prado, no Sul da Bahia, se prepara para receber a 17ª edição do tão aguardado Festival Gastronômico e Cultural de Prado e seus destinos Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau. O evento, tradicionalmente realizado no início do quatro trimestre do ano, acontecerá este ano de 6 a 22 de outubro, abrangendo não apenas a sede do município, mas também os seus distritos turísticos, incluindo Corumbau, Cumuruxatiba e Guaratiba.

Sob o tema "Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial", o festival promete envolver os participantes em uma experiência gastronômica única, explorando os diferentes sentidos envolvidos na apreciação da culinária. Os estabelecimentos participantes irão competir em sete categorias, sendo elas: Prato Principal, Petiscos, Pizzas, Oriental, Lanches, Sobremesa e Drinks.

Cada um dos estabelecimentos participantes será desafiado a não apenas satisfazer o paladar, mas também estimular os outros quatro sentidos: o tato, o olfato, a visão e a audição. O paladar pode ser explorado pela harmonia dos sabores, enquanto a audição percorre o som do preparo. Já o olfato revela os aromas que encantam e o tato, proporciona conexão direta com a comida. A visão, por sua vez, entre o prato como obra de arte por meio da montagem e da apresentação final dos pratos.

Organizado em parceria entre o Sebrae, a Prefeitura de Prado e a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE), o Festival Gastronômico e Cultural de Prado tem o objetivo central de fomentar o setor gastronômico local, impulsionar as vendas de produtos, aprimorar as habilidades dos empreendedores e realçar a riqueza do trade turístico.

Na edição anterior, em 2022, os resultados foram impressionantes: foram criados 111 novos postos de trabalho e um notável índice de aprovação de 96% pelas empresas participantes. Juntas, essas empresas venderam 31 mil pratos durante o festival, gerando um faturamento total de R$1,4 milhões.


Além dos aspectos econômicos, o evento também destaca a potencialidade turística e cultural da região, ressaltando as belezas naturais de Prado e seus distritos. Com uma tradição já firmada no calendário festivo da cidade, o Festival Gastronômico e Cultural de Prado está pronto para mais uma edição memorável, proporcionando uma experiência única de apreciação da gastronomia que envolve todos os sentidos.

Show de sabor e aromas

Prado e região são ricas na oferta de insumos, além de sua intrincada cultura alimentar, o que permite aos talentos do município oferecer diversas e deliciosas experiências. Há quase duas décadas oportunizando a oxigenação da oferta gastronômica do município, revelando grandes receitas, cozinheiros e estabelecimentos.

Paralelamente ao Festival Gastronômico e Cultural de Prado será realizado o evento "Cozinha Show", que vai reunir Chefs talentosos e estabelecimentos renomados. É uma oportunidade para os amantes da culinária experimentarem o melhor da gastronomia local. Na ocasião, serão apresentados pratos criativos e deliciosos, destacando os ingredientes frescos e autênticos da região. Dos frutos do mar exuberantes aos sabores exóticos da culinária típica, os visitantes terão a chance de explorar uma rica diversidade gastronômica.

O festival também tem a proposta de celebrar a cultura e tradição de Prado através de espaço palco dedicado à música, dança, além de exposição de artesanato regional proporcionarão uma experiência imersiva aos presentes. Os artistas locais terão a oportunidade de mostrar seus talentos, e os visitantes poderão vivenciar de perto as expressões culturais que tornam Prado tão especial.

Cabe destacar que a atmosfera familiar e acolhedora será uma das marcas registradas do Festival Gastronômico e Cultural de Prado, um evento para todas as idades, pois as atividades estão sendo planejadas para garantir diversão para os pequenos e adultos, incluindo jogos, brincadeiras e oficinas interativas.

Para assegurar a saúde e a segurança de todos os participantes, os organizadores estão tomando as medidas que serão rigorosamente seguidas para garantir que o festival seja um ambiente seguro para todos os moradores, visitantes, turistas, empresários dos segmentos diversas, além de convidados do poder público e privado de outros que prestigiarem o festival.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3