Esporte

Brasileiro de Natação: FBDA vai acionar STJD após comentários xenofóbicos de atletas

Imagem de destaque da notícia
A Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA) entrará com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após atletas fazerem comentários xenofóbicos acerca da organização do Campeonato Brasileiro Júnior de Natação, que seria disputado em Salvador. A informação foi confirmada à reportagem por fontes ligadas à entidade. O certame foi cancelado após quase 100 atletas contraírem uma infecção ainda não identificada (veja aqui).

O Bahia Notícias recebeu denúncias anônimas de que atletas postaram, nas redes sociais, frases xenofóbicas relacionadas ao assunto.

"Vão se f*der baianos. Saneamento básico em uma competição é o mínimo", diz uma. Em outra postagem, é possível ler: "Nordeste brasileiro é incrível. Competição suspensa porque tá todo mundo passando mal".

Foto: Reprodução / Instagram

Foto: Reprodução / Instagram

Mais tarde, o autor da primeira postagem pediu desculpas. "Foi um post de revolta pela situação de mal-estar generalizado e de problemas de saúde nos atletas em que me expressei mal e equivocadamente. O povo baiano, sempre alegre e hospitaleiro, que sempre me recebeu muito bem nos campeonatos de travessia que participei aqui, não tem nada a ver com a organização do campeonato e merece toda a minha admiração e respeito!", escreveu.

Inicialmente, suspeitou-se que a infecção foi causada pela água da Arena Aquática, local que sediaria o Brasileiro de Natação. A Vigilância Sanitária foi acionada para visitar o local e verificar as condições. No entanto, na noite desta sexta, a prefeitura de Salvador informou, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), responsável por administrar o equipamento, que resultados dos exames laboratoriais realizados estão regulares e não apresentam qualquer tipo de infecção, esclarecendo que o local não foi responsável pelo surto da possível virose (saiba mais aqui).

"Nos últimos meses realizamos quatro campeonatos de grande porte e em nível estadual na Arena Aquática também e nada semelhante ocorreu, mas estamos vivendo um período pandêmico, com diversas viroses ocorrendo em todo país e não podemos responsabilizar uma piscina olímpica antes de termos um laudo", disse o titular da Sempre, Daniel Ribeiro.

A FBDA afirmou, em nota, durante a tarde, que "neste momento, nossa maior preocupação é a pronta recuperação dos atletas e estaremos sempre à disposição para ajudar nesse sentido. Todavia, a propagação de informações falsas também é uma questão alarmante. Seja por ingenuidade, ignorância, ou por puro preconceito. A Bahia, os baianos, os nordestinos e todos que trabalham arduamente de forma séria merecem respeito".

Também nesta sexta, o BN apurou que, antes do mal-estar, atletas que estariam na competição nadaram em mar impróprio, na Pituba (veja aqui). Fontes ligadas a clubes participantes disseram que diversos nadadores foram à praia que fica em frente à Arena Aquática de Salvador e depois apresentaram os sintomas.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, em boletim sobre a qualidade das praias, que o local está impróprio para banho. O principal motivo para isso é o período chuvoso pelo qual passou Salvador nos últimos dias. O informe é atualizado a cada três semanas.

CBDA SE POSICIONA

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) lamentou os comentários xenofóbicos feitos por atletas. Em nota enviada ao Bahia Notícias, a entidade repudiou a atitude, mas destacou que, até o momento, "não recebeu em seu Conselho de Ética e Integridade, nenhuma denúncia sobre o ocorrido".

Confira o posicionamento completo:

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos repudia veementemente qualquer manifestação xenófoba contra o povo baiano e qualquer outra naturalidade em sua comunidade.

A agressão contra qualquer população está em desacordo com o princípio do Olimpismo, do qual nossos esportes fazem parte. A CBDA, em sua natureza, busca aproximar atletas, treinadores, clubes e dirigentes das mais diversas regiões do Brasil em prol da Natação do país. Portanto, não aceitaremos qualquer tipo de manifestação que discrimine ou segregue qualquer um.

Nos tempos em que vivemos, não podemos mais tolerar que atitudes xenófobas ocorram no nosso dia a dia e não sejam repudiadas, punidas e que sirvam de lição para todos.

Vale lembrar, porém, que a CBDA, apesar de monitorar as manifestações e publicações de nossos filiados, ainda não recebeu em seu Conselho de Ética e Integridade, nenhuma denúncia sobre qualquer ocorrido. Caso receba, atuará dentro de seu regimento para dar andamento no caso. Para fazer uma denúncia, basta acessar o site.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis