BORA PRADO

Em construção, novo hospital do Extremo Sul baiano recebe 7 caminhões com equipamentos

A primeira entrega de equipamentos para o novo Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, foi concluída nesta quinta-feira (28).

Por PRADO AGORA em 28/12/2023 às 14:43:23

A primeira entrega de equipamentos para o novo Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, foi concluída nesta quinta-feira (28). Sete caminhões descarregaram itens, como macas, camas hospitalares, aparelhos de raio-x, autoclaves, entre outros.

Construído pela Conder, a unidade integrará a rede de assistência da secretaria da Saúde do Estado e deve ampliar o atendimento de média e alta complexidade na região. Nesta quinta, ainda está prevista a chegada de uma nova remessa de equipamentos, insumos e medicamentos. A entrega do hospital está prevista para o primeiro semestre de 2024."É determinação do governador Jerônimo Rodrigues que o trabalho acelere e a obras sejam concluídas com a maior brevidade possível", disse o presidente da Conder, Zé Trindade.

Foto: Divulgação / GOVBA

Segundo a secretária de saúde do Estado, Roberta Santana, a unidade vai impactar na regionalização da assistência. "O Costa das Baleias vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Esse será um hospital de grande porte, com alta tecnologia", afirmou a gestora.

Quando estiver pronto, o hospital vai ofertar 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à Urgência/Emergência. Com custo de mais de R$ 150 milhões em obras físicas, o local vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento.

Haverá atendimentos em cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental. A unidade funcionará em regime ambulatorial e de internação hospitalar, com leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3