BORA PRADO

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar título e fazer mudanças

Por PRADO AGORA em 01/02/2024 às 11:02:14

O prazo para os eleitores brasileiros garantirem a primeira via do título de eleitor ou regularizarem sua situação eleitoral está se encerrando em 8 de maio. É uma oportunidade para os cidadãos se prepararem para as eleições municipais deste ano. A boa notícia é que o processo pode ser realizado de forma totalmente online, seja através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

A facilidade é ampliada para aqueles que ainda não realizaram a coleta biométrica, pois mesmo sem esse procedimento, estarão aptos a votar nas próximas eleições municipais, tornando o processo ainda mais simples.

Quem precisa tirar o título?

O voto é obrigatório para todos os cidadãos alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos. Além disso, jovens entre 16 e 17 anos que desejam participar do processo eleitoral também podem emitir seu título. Aqueles que possuem 15 anos, mas completarão 16 até a data da eleição, também estão aptos a tirar o documento.

Como solicitar a segunda via do título?

Para os eleitores que perderam ou extraviaram seus títulos, a solicitação da segunda via pode ser feita de forma totalmente online pelo portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar a aba "Serviços Eleitorais", em seguida, "Autoatendimento Eleitoral". Ao entrar no portal, clique em "Imprimir Título Eleitoral", preencha os documentos necessários, clique em "Entrar", e pronto, o eleitor terá acesso à sua nova via do título de eleitor. Esse mesmo procedimento também está disponível no aplicativo do e-Título. Importante ressaltar que cada título possui um QR Code, que valida o documento.

Transferência do local de votação

Caso o eleitor tenha mudado de cidade ou bairro e deseje transferir seu local de votação, é necessário cumprir alguns requisitos, tais como residir no novo município por no mínimo três meses e não ter retirado a primeira via ou feito transferência nos últimos 12 meses. Cumprindo esses requisitos, o cidadão pode realizar o pedido de transferência online até o dia 8 de maio. Acesse a aba "Serviços Eleitorais" no site do Tribunal Superior Eleitoral, siga para "Autoatendimento Eleitoral", "Título Eleitoral" e clique em "Atualize ou corrija seu título eleitoral". O sistema possivelmente solicitará o envio de documentos, que, uma vez anexados, permitirão ao eleitor consultar seus dados atualizados tanto no aplicativo do e-Título quanto nos sites do TSE e TRE.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3