BORA PRADO

Sem poder disputar competições, Poções aguarda pela entrega do seu estádio em momento de incertezas

Atrapalhado por conta do atraso na reforma do seu estádio, o Esporte Clube Poções vive um momento bastante complicado em sua história.

Por PRADO AGORA em 22/02/2024 às 00:07:20

Atrapalhado por conta do atraso na reforma do seu estádio, o Esporte Clube Poções vive um momento bastante complicado em sua história. Atualmente, o clube corre o risco de não poder disputar o Campeonato Baiano Sub-20. Apesar de não estar nos holofotes do futebol baiano no período atual, o Poções já disputou torneios como o Campeonato Baiano, Série C, Copa do Nordeste e até mesmo a Copa do Brasil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Esporte Clube Poções (@esporteclubepocoes)

A reforma do Heraldão, casa do Tricolor do Sudoeste, estava programada para ser entregue até março de 2023. Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor Silvio Pérsi, em entrevista ao Bahia Notícias, prevê que o estádio seja entregue em agosto de 2024. Apesar da expectativa, o presidente revelou que, desde 2016, as equipes de divisões de base mandam os seus jogos fora da cidade de Poções, sendo 2017 e 2018 os únicos anos em que a divisão sub-20 conseguiu atuar.

"Nós jogamos sub-15, sub-17 e sub-20 fora da cidade de Poções, fizemos isso por quatro anos e em 2017 e 2018 mandamos jogos com algumas equipes do sub-20. Ainda estamos aguardando a reforma por meio da Sudesb e do Governo do Estado, que estão a par da situação para manter o estádio nas devidas qualidades, a expectativa é de que isso aconteça num futuro próximo e que não continue se prolongando", revelou Silvio.

Foto: Van Nascimento

Historicamente, o Heraldão já necessitava de reformas urgentes, tendo se sustentado por muito tempo através de paliativos, um feito em 2011, outro em 2015 e o último sendo feito em 2019. A pandemia foi um dos principais fatores para que o estádio estivesse em situação de abandono, tendo a prática do desporto considerada como "impraticável" dentro dos gramados.

"Não haviam condições algumas, tinha muro caído, arquibancadas deterioradas e banheiros sem equipamentos adequados. A reforma veio para poder sanar esse problema e atualmente está acontecendo por parte do Governo do Estado", sinalizou o diretor.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Poções

Atualmente, o Campeonato Baiano Sub-20 será a competição prejudicada da vez. O time baiano não conseguiu uma praça esportiva adequada à programação da Federação Bahiana de Futebol (FBF), fazendo com que o clube não possa firmar uma parceria, tendo momentaneamente apenas a parceria com a categoria sub-15. O clube sofre devido aos municípios vizinhos já possuírem clubes com agenda de partidas preenchidas.

"Pensamos em optar por jogar em Jequié, mas a equipe atualmente joga a primeira divisão, não teríamos como jogar e nem dividir esse espaço de tempo com a equipe principal que já treina e disputa o Campeonato Baiano."

"A gente acaba pedindo ajuda dos municípios vizinhos, Jequié e Vitória da Conquista, mas por eles estarem disputando competições, a gente fica de pés e mãos atadas. Não inscrevemos a equipe sub-20 esse ano por não termos estádio e por não termos encontrado outra praça de futebol para poder realizar as partidas", concluiu

Para Silvio, o motivo do atraso é devido à falta de um melhor planejamento por parte do município, que, segundo ele, tem o papel de entrar em contato com os agentes de desportos da cidade para identificar quais as áreas do estádio necessitavam de uma prioridade imediata, como o tratamento dos gramados sendo parte fundamental.

"Ao meu ver, eles começaram de trás pra frente. O gramado deveria ser reformado primeiro para que depois viesse a reforma da parte estrutural. Isso prejudica, pois o gramado precisa de muito mais tempo para ficar bom, cerca de 9 meses completos. Faltou essa habilidade e esse diálogo para poder identificar esses problemas. Nós, que temos o conhecimento maior sobre o assunto, não fomos procurados pela prefeitura", pontuou Silvio Pérsi.

Quando retomar o mando do seu estádio, o Poções terá como foco principal a disputa pela Série B do Campeonato Baiano e o investimento no futebol feminino. Apesar da ausência nas competições, a diretoria nega qualquer crise financeira e até mesmo uma possível falência. O clube já teve o seu CNPJ em baixa entre 2011 e 2015 e vem se reestruturando para voltar aos campeonatos que outrora o clube havia participado.

Foto: Inácio Teixeira

"Nós temos um cuidado com o clube e hoje, apesar das nossas dificuldades e sem o nosso estádio, temos condições de manter o clube vivo. Quando tivermos nosso estádio a contento e com a nossa torcida de volta, nós teremos todo o cuidado para montarmos um bom time para a disputa da série B do Campeonato Baiano e investir no Campeonato Baiano Feminino."

Figurinha carimbada no Baianão e tendo o seu último disputado em 2011 com a equipe profissional, o Poções tem ao todo 248 partidas disputadas com 67 vitórias, 64 empates e 117 derrotas e aguarda ansiosamente pela entrega do estádio Heraldo Curvello para se manter nos trilhos e alçar voos mais altos em seu futuro desportivo.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3