BORA PRADO

Sub-15 do Bahia realiza atividade cultural no CT Evaristo de Macedo

A base do Bahia está trabalhando além do gramado.

Por PRADO AGORA em 13/03/2024 às 15:10:29

A base do Bahia está trabalhando além do gramado. Na última terça-feira (12), o time sub-15 do Esquadrão participou de uma atividade literária e cultural no auditório do CT Evaristo de Macedo sob o comando da Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Eliane Fittipaldi.

O objetivo do clube foi envolver os atletas com a experiência da leitura, acesso à cultura e aquisição de novos conhecimentos. A metodologia da base do Esquadrão entende que um atleta mais desenvolvido culturamente pode melhorar o seu desempenho em campo.

"Aqui no Bahia, estamos comprometidos em proporcionar não apenas um desenvolvimento esportivo, mas também um crescimento pessoal e cultural para os nossos jovens atletas. A atividade desta terça trata-se de um projeto maior, iniciado no ano anterior e que segue sua continuidade junto aos atletas das categorias de formação. Essa atividade literária é apenas uma das muitas iniciativas que temos para melhorar a formação dos nossos Pivetes de Aço", disse a Gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano das categorias de base, Annie Kopanakis.

"No Brasil, mais da metade dos nossos jovens na faixa de 15 anos não têm o nível básico de proficiência em leitura, segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA. Entre eles, o Nordeste e o Norte têm um problema mais sério. Sendo a raiz deste problema a desigualdade social, que se agravou durante a pandemia. Segundo o PISA, somos o segundo território mais desigual, entre os 79 participantes do exame. Não ter conhecimento e habilidades essenciais para a vida social e econômica, e o Brasil também vai mal nas áreas de ciência e matemática, é não ter boas oportunidades no mercado de trabalho e não participar plenamente da sociedade. Pensando nestes dados, nós decidimos oferecer ao Bahia este programa de leitura crítica para formar cidadãos mais conscientes e participativos na sociedade. Nossa ideia é fazer com que este grupo de garotos goste de ler, provocar neles o prazer da leitura, assim como outras artes. Vai ser um esforço, mas que vai ser muito providencial para a garotada do Bahia. É um dever nosso como sociedade e o clube está bastante consciente de suas responsabilidades", explicou Eliane Fittipaldi.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3