BORA PRADO

Em carta ao irmão, Endrick detalha vida difícil e deixa recado: "Aproveite a vida como quiser"

Em carta feita para seu irmão ler no futuro, na plataforma The Players Tribune, Endrick detalhou sua vida difícil ao lado dos pais até chegar aos dias atuais e os momentos de glórias.

Por PRADO AGORA em 25/03/2024 às 18:03:28

Em carta feita para seu irmão ler no futuro, na plataforma The Players Tribune, Endrick detalhou sua vida difícil ao lado dos pais até chegar aos dias atuais e os momentos de glórias. O jovem atacante sobretudo falou sobre o amor que sente pelo seu irmão, Noah, de quatro anos. Endrick também falou sobre as dificuldades que enfrentou com a mãe quando chegaram em São Paulo.

O jogador também tirou do irmão a pressão de ter que ser futebolista, e disse: "Você pode ser jogador de futebol, se quiser. Mas você não tem que ser. Não há mais estresse, graças a Deus, graças à Mãe e ao Pai, e graças ao futebol. Quero que você aproveite a vida como quiser, irmão. É o meu presente para você".

"Nós sempre tivemos o essencial na nossa mesa. Mas nem sempre tínhamos o suficiente para tudo que queríamos. Entende a diferença? A gente sempre vivia no limite. O Pai conta que eu sentei no sofá e disse a ele: "Não se preocupe. Com o futebol, vou dar uma vida melhor pra gente." Antes daquele dia, eu era só uma criança e o futebol, apenas um jogo. Depois daquele dia, o futebol se transformou no caminho para uma vida melhor.", disse.

Leia a carta de Endrick:

"Querido Noah,

Eu te amo. Esta é a primeira coisa, acima de tudo.

Desde o primeiro dia, sinto que temos uma ligação muito especial. Eu nunca te contei isso, mas, no dia do seu nascimento, parece que você só estava esperando eu marcar um gol para nascer.

É verdade, irmão. Eu estava jogando uma partida importante na época, tinha apenas 13 anos, e você não queria sair da barriga da mamãe. O relógio fazia tic-tac-tic-tac sem parar, e mamãe e papai se perguntavam o que você estava esperando. Então, de repente, o Pai recebeu uma ligação de seu amigo que estava no jogo.

Ele disse: "Douglas!! Douglas!! Endrick acabou de fazer um gol!!"

E então, naquele exato momento, tudo que se ouviu no quarto do hospital foi Wwwwwwaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!!!!!!

Você finalmente saiu para comemorar comigo. Quando cheguei ao hospital, te dei um presente de aniversário. Eu não tinha dinheiro para comprar um brinquedo, mas levei pra você a bola de ouro que ganhei do torneio.

Viu só? Na nossa família, não nascemos em berço de ouro. Nascemos no berço do futebol.

Não sei quando você vai ler esta carta, mas agora você tem quatro anos, e nossas vidas estão mudando muito rápido. Nos próximos meses, vou para a Espanha jogar pelo Real Madrid — sim, o time que eu sempre escolho no PlayStation quando você me assiste jogando. Eu sei que o mundo vai querer saber sobre a história da nossa família. E é uma história maluca, irmão! Então esta é minha chance de te contar como tudo realmente aconteceu, e com a Mãe e o Pai aqui para me ajudar.

Como você sabe, na nossa família tudo sempre começa e termina com a bola. A Mãe diz que, quando eu era um bebê, nunca fiz vvvrrooooom!!! como você. Se me dessem um brinquedo, eu ficaria com ele cinco segundos e depois colocava de volta na caixa. Tudo que eu queria era "bola, bola, bola".

Uma bola de fita. Uma bola de meia. Uma bola de basquete. Pouco importava. Se fosse redonda ou até mesmo quadrada, eu queria mesmo é sair chutando. Quando ganhei a bola da Copa de 2014, a Brazuca, do time do pai na várzea, eu ficava só olhando as cores, como se fosse uma pintura. Eu dormia abraçado com ela! Está no sangue, irmão.

Pode perguntar pra Mãe como eu me apresentava pras pessoas. "E qual é o seu nome, moleque?"

"Endrick Felipe Moreira de Sousa, ATACANTE."

As pessoas riam de mim, tá ligado? "Que criança mais fofa". Mas, irmão, eu tava falando sério.

Eu tinha certeza que conseguiria, e a nossa Mãe ainda chora quando se lembra disso.

Ela sempre disse que as palavras têm poder.

[...]

Quando eu tinha 15 anos e me tornei profissional no Palmeiras, posso dizer honestamente que alcancei tudo que eu sempre quis na minha vida, graças a Deus. Consegui comprar uma casa pra mamãe e tirar nossas duas avós de Chaparral, que era perigoso. Depois daquela conversa que tive com o Pai no sofá, eu sabia que agora tinha alcançado meu primeiro objetivo: ajudar minha família a ter uma vida melhor.

Que momento!

Mas também... cara... que alívio.

Quando você era bebezinho, já vivíamos uma vida muito diferente, e a nossa vida vai continuar mudando nos próximos anos.

Dentro de alguns meses partirei para a Espanha e você vem comigo. Real Madrid.... Esse era o meu terceiro objetivo e foi o único que nunca ousei escrever. Quando era pequeno, eu não tinha celular ou qualquer coisa, então eu costumava pegar emprestado o computador da mamãe e assistir aos melhores momentos dos jogos do Real Madrid, desde os 7 ou 8 anos. Eu sei que você é muito jovem para lembrar desses nomes, mas eu estava obcecado com aquela equipe de 2013-14 com Cristiano, Modric e Benzema. Essa foi minha porta de entrada na história do clube. Comecei a entrar no YouTube e aprender sobre o Galácticos e depois cada vez mais fundo — Puskás, Di Stéfano... Pode acreditar, em Madri, você vai ouvir falar mais sobre esses craques.

[...]

Durante três gerações, ou talvez mais, a nossa família teve que perseguir o sonho do futebol, tentado mudar nossas condições. Mas agora você pode fazer o que você quiser. Você pode ser médico ou advogado, ou talvez, já que vamos para a Espanha, no país de Nadal e Alcaraz, você pode se tornar um tenista profissional. Você já está correndo atrás da bola, como eu. Então você pode ser jogador de futebol, se quiser. Mas você não tem que ser. Não há mais estresse, graças a Deus, graças à Mãe e ao Pai, e graças ao futebol.

Quero que você aproveite sua vida como quiser, irmão. É o meu presente pra você.

E agora é aqui que esta carta termina e o futuro começa. Veja bem, as pessoas me perguntam o tempo todo sobre o Real Madrid e a Seleção Brasileira e como acho que será minha carreira.

Mas você sabe qual é a real? Eu simplesmente não sei.

Na vida, não sabemos como será o dia de amanhã. Não sabemos se teremos um amanhã. Tudo o que podemos fazer é agradecer a Deus por tudo que Ele nos deu."

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3