BORA PRADO

"Confio que serei inocentado", diz Gabigol após suspensão por tentar fraudar exame antidoping

O atacante Gabigol se manifestou após ter sido suspenso nesta segunda-feira (25) por tentativa de fraude a exame surpresa antidoping.

Por PRADO AGORA em 26/03/2024 às 08:07:27

O atacante Gabigol se manifestou após ter sido suspenso nesta segunda-feira (25) por tentativa de fraude a exame surpresa antidoping. O jogador pegou um gancho de dois anos. Ele disse estar confiante que será inocentado do caso.

"Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping. A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior", disse em comunicado.

O julgamento de Gabigol, realizado pela Justiça Desportiva Antidopagem, havia começado na semana passada e foi concluído nesta segunda. A pena de dois anos ainda cabe recurso e a punição passou a valer desde o dia 8 de abril de 2023, portanto, ele está afastado dos gramados até abril de 2025. O atacante foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente à "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". A Lei prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Leia o comunicado de Gabigol na íntegra:

"Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude a exame antidoping.

A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu Clube e com o torcedor do brasileiro.

Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.

Agradeço a todos pelo neste difícil momento.

Gabriel Barbosa".

RELEMBRE O CASO

A denúncia foi feita no final de dezembro de 2023. O caso aconteceu no dia 8 de abril do ano passado no Ninho do Urubu. Gabigol é acusado de dificultar o trabalho dos oficiais na realização do exame. Exceto o camisa 10, todos os jogadores do Mengo fizeram o teste antes do treino às 10h.

Segundo os relatos, o atacante prejudicou o procedimento de diversas maneiras, além de desrespeitar os profissionais. A análise específica do passaporte biológico determina que deve haver repouso de duas horas depois de atividade física, tempo que não foi cumprido pelo atleta. Antes das atividades, ele não se dirigiu para a testagem e depois do treinamento foi almoçar, sem seguir os procedimentos indicados. Após 90 minutos, pegou o vaso coletor sem avisar, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro e ao fim entregou o recipiente aberto, contrariando a orientação.

Ainda de acordo com a denúncia, o artilheiro demonstrou irritação por estar na lista do antidoping. O processo é feito pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e costuma ocorrer sem aviso prévio nos centros de treinamentos. A confusão aconteceu na véspera do segundo jogo da final do Campeonato Carioca, que terminou com a goleada aplicada pelo Fluminense no Rubro-Negro por 4 a 1, definindo o título.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3