BORA PRADO

Bolsonaro sobrevoa no extremo sul baiano cidades atingidas pelas fortes chuvas

Por PRADO AGORA em 12/12/2021 às 20:07:32

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na Bahia neste domingo (12), para visitar as cidades atingidas pelo temporal, no sul do estado. Depois de pousar em Porto Seguro seguiu de helicóptero para sobrevoar a região. A primeira visita aconteceu em Itamaraju, onde deu uma coletiva de imprensa e comentou a liberação do FGTS para as cidades em situação de emergência.

Jair Bolsonaro estava acompanhado do General Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e dos ministros, Marcelo Queiroga (Saúde); João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). A comitiva deixou a Bahia às 13h40.


LIBERAÇÃO DE DINHEIRO – A principal ajuda anunciada pelo governo federal é a liberação de até R$ 6.200,00 para quem tem saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com o presidente, assim que os prefeitos informarem se a região atingida foi todo o município ou parte dele, a Caixa Econômica Federal já estará autorizada a fazer os pagamentos.

Não ficou claro se os R$ 5,8 milhões são para cinco municípios ou o valor individual para cada uma das cidades atingidas. De acordo com Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) o dinheiro será liberado aos trabalhadores com carteira assinada, residentes nos municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia.

Para os demais, a partir do próximo ano, o governo prometeu antecipar o abono (PIS/PASEP), além de estender em duas parcelas o seguro-desemprego.

As portarias serão publicadas nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União.

Outros nove planos de trabalho estão em análise, com 24 municípios da Bahia aptos a apresentarem projetos de enfrentamento e emergenciais para o plano de reconstrução das cidades.

Os municípios baianos que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3