BORA PRADO

Após protestos, Estado da Bahia afirma que não pagará precatórios com juros e mora

Por PRADO AGORA em 27/07/2023 às 18:58:48

Após protestos realizados pela entidade que representa os professores na Bahia, a APLB, o governo do Estado emitiu nota na manhã desta quinta (27), afirmando que não pagará os precatórios com juros e multa, alegando que a lei não permite a inclusão destes valores no pagamento.


Nota

Com repasses realizados em setembro de 2022 e em fevereiro deste ano, o Governo do Estado já pagou cerca de R$ 1,276 bilhão em precatórios do Fundef. A execução dos pagamentos de precatórios do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental é realizada pelo Governo do Estado obedecendo todos os critérios estabelecidos nas legislações estadual e federal, e é amparada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), mantendo-se a mais completa legalidade.

A lei estadual (14.485/2022) que, regulamenta o pagamento, segue orientação de lei federal e também as determinações de entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que não permite a inclusão dos valores dos juros de mora no pagamento dos precatórios.

Os recursos para o pagamento de nova parcela dos precatórios ingressaram recentemente e o Governo do Estado está adotando os procedimentos necessários para efetuar os pagamentos, inclusive com a elaboração de projeto de lei.

Em entrevista ao Levante a Voz na segunda (24) a presidente da APLB Feira, Marlede Oliveira, afirmou que, caso não haja pagamento dos precatórios com juros, haverá greve. Nesta quinta (27), está ocorrendo uma paralisação a nível estadual com mobilização dos professores em Salvador pedindo o pagamento do precatórios com juros.

Fonte: Conectado News

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3