BORA PRADO

Pelo menos 22 pessoas morrem após Hamas lançar ataque surpresa e Israel declarar guerra

Por PRADO AGORA em 07/10/2023 às 09:23:25

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, declarou guerra após o Hamas lançar um ataque surpresa e de grande escala neste sábado (7), em ação que já é considerada uma das maiores ofensivas contra o país nos últimos anos. Ao menos 22 pessoas morreram, mas segundo autoridades, o número de vítimas pode ser ainda maior e 545 pessoas ficaram feridas.

Em mensagem de vídeo, Netanyahu disse que o grupo extremista islâmico que controla a Faixa de Gaza pagará "um preço sem precedentes" pela ofensiva, que teria usado mais de 5.000 foguetes. A ofensiva surpresa combinou a infiltração de homens armados em cidades israelenses com uma saraivada de foguetes, disparados da Faixa de Gaza. Segundo as Forças Armadas de Israel, dezenas de militantes se infiltraram por terra, mar e ar, alguns dos quais com a ajuda de parapentes.

Trata-se de uma infiltração sem precedentes de um número desconhecido de homens armados do Hamas em Israel a partir de Gaza, e uma das mais graves escaladas no conflito israelo-palestino em anos.O último grande conflito entre Israel e o Hamas foi uma guerra de 10 dias em 2021.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3