Site Universitarias club

Caos na saúde

Povo reclama da saúde pública de Prado, mas a prefeitura só este ano já recebeu do FNS aproximadamente R$ 17 milhões

Imagem de destaque da notícia

O município de Prado, no extremo sul da Bahia, recebeu R$ 16.979.739,13 (dezesseis milhões, novecentos e setenta e nove mil, setecentos e trinta e nove reais e treze centavos) do Fundo Nacional de Saúde (FNS) neste ano. Esses recursos são destinados a ações de atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, assistência farmacêutica, atenção primária, vigilância em saúde e gestão do SUS.

Apesar do alto valor repassado, a saúde municipal tem sido alvo de reclamações por parte dos munícipes. Eles relatam a falta de médicos em alguns postos de saúde, falta de remédios, exames, transporte de pacientes, falta de materiais básicos nas UBSs e na UPA e muitas outras necessidades.

Fonte: site do FNS

Recentemente, foi feita uma campanha nas redes sociais por familiares de uma paciente de Cumuruxatiba que está com câncer para arrecadar recursos para pagar uma UTI móvel para levá-la a Salvador e também custear os exames e outras despesas médicas.

O vereador Dr. Wanderson (PROS) que vem denunciando o desgoverno da atual gestão, disse na sessão ordinária do último dia 14 de novembro, que a saúde do município de Prado está um caos. " O município não cuida da sua população da forma que deve ser cuidada. Não tem prioridade na saúde, não tem prioridade na educação; eu sempre digo, a prioridade do Sr. Prefeito é fazer festa".

As informações estão registradas no site do FNS.

A situação da saúde pública em Prado é preocupante. É possível que os recursos recebidos não estejam sendo aplicados de forma eficiente. O município deveria ser transparente sobre como está utilizando esses recursos, para que a população possa acompanhar e cobrar melhorias.

Fica aberto o espaço para a Prefeitura, caso queira se manifestar sobre o assunto.

Veja o site: https://consultafns.saude.gov.br/#/detalhada

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis