BORA PRADO

Buscando eleger seu sucessor em Camaçari, Elinaldo pode disputar eleição em 2026

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União), segue focado em eleger seu sucessor, o vereador e presidente da Câmara, Flávio Matos (União Brasil), em 2024, mas também está de olho em 2026.

Por PRADO AGORA em 20/03/2024 às 00:08:23

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União), segue focado em eleger seu sucessor, o vereador e presidente da Câmara, Flávio Matos (União Brasil), em 2024, mas também está de olho em 2026. Com a chegada da disputa municipal, além do objetivo imediato no pleito, Elinaldo já começou a articular em paralelo seu posicionamento como "liderança estadual".

O Bahia Noticias apurou com interlocutores do atual gestor que a movimentação envolve tanto a região metropolitana de Salvador e o Recôncavo baiano quanto outras regiões do estado, como o Oeste. Além de participar dos eventos da pré-candidatura do aliado em Camaçari, o prefeito tem feito também viagens ao interior para se fortalecer enquanto liderança da Bahia, sem, contudo, ter batido o martelo sobre candidatura, até pela distância do novo pleito, porém com "tendência positiva" para voltar às urnas.

Recentemente, Elinaldo esteve com o prefeito de Santa Maria da Vitória, Tonho de Zé de Agdônio, com o ex-prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, e participou do lançamento da pré-candidatura de Tiago da Central a prefeito de Santo Estêvão. Ele também tem mantido diálogo com Lucas Moreno, presidente nacional da União Jovem do Brasil e pré-candidato a vereador de Salvador, servindo de "aprofundador" do nome de Elinaldo. Moreno seria o nome de Elinaldo para a Câmara da capital.

Além de Santa Maria da Vitória, Elinaldo tem se movimentado também em outros municípios ao lado do deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), de quem o prefeito se aproximou desde a eleição de 2022. Com o apoio de Elinaldo, Rocha teve quase 17 mil votos em Camaçari, sendo o primeiro colocado no município na disputa pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

A articulação do prefeito também envolve Madre de Deus, na região metropolitana, onde Elinaldo deve apoiar o ex-prefeito e pré-candidato Jefferson Andrade (União Brasil). Outra cidade com movimentação de Elinaldo é Santo Amaro, onde tem mantido conversas com o ex-prefeito Flaviano Bomfim.

Com a disputa aberta para Camaçari, contra o ex-prefeito e secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), o pleito também pode "medir o termômetro" para 2026. Assim, ele tem ressaltado que pretende eleger o aliado e fortalecer seu caminho para 2026, já que Camaçari deve continuar sendo sua principal base, apesar de ter buscado focar na articulação em outros municípios.

Fonte: Bahia Noticias

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3