BORA PRADO

Ativista entra com pedido para retirada da estátua de Daniel Alves em Juazeiro; prefeitura diz que aguardará conclusão do processo

A estátua de Daniel Alves, localizada na orla de Juazeiro, em uma das principais praças da cidade, segue gerando burburinho após a condenação em primeira instância do ex-jogador por estupro.

Por PRADO AGORA em 28/03/2024 às 16:24:25

A estátua de Daniel Alves, localizada na orla de Juazeiro, em uma das principais praças da cidade, segue gerando burburinho após a condenação em primeira instância do ex-jogador por estupro. A estudante e ativista Manuella Tyler Medrado entrou com pedido no Ministério Público da Bahia para a retirada do monumento que homenageia o ex-atleta.

"Temos que formar uma sociedade onde a cultura do estupro não seja normalizada", disse Medrado, que também afirmou que a estátua ainda estar de pé não canaliza apenas a sua própria indignação, como também de "todas as mulheres de Juazeiro".

Na última semana, o Ministério Público da Bahia informou na semana passada que recebeu o pedido de Manuella Medrado por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e encaminhou ao MP de Juazeiro para análise e adoção de medidas pertinentes.

Vale lembrar que Daniel Alves foi condenado em primeira instância, em 22 de fevereiro, a cumprir quatro anos e meio de prisão por agredir sexualmente uma jovem de 23 anos numa boate de Barcelona. Entretanto, o ex-jogador foi liberado da cadeia na última segunda-feira (25), após pagar uma fiança no valor de um milhão de euros imposta pela justiça de Barcelona.

Em decorrência da condenação do ex-lateral do Barcelona, a estátua que o homenageia foi alvo de diversos protestos e atos de repúdio. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, várias mulheres manifestaram-se à sua volta com faixas com palavras de ordem como "não à cultura do estupro", "parem de nos matar" e "Daniel Alves estuprador".

Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da secretaria de comunicação, disse que irá aguardar a conclusão do processo para tomar uma decisão do que fazer com o monumento. "A Prefeitura de Juazeiro ressalta que repudia qualquer tipo de violência. Mas até que o processo judicial em questão, que ainda está em trâmite, na fase de recursos, seja concluído, não haverá intervenção no monumento.", diz a nota.

Enquanto o processo corre na Justiça espanhola, o ex-jogador deverá comparecer semanalmente ao Ministério Público para cumprir medida obrigatória do regime de liberdade condicional.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3