BORA PRADO

'Quem colocou antes não fez um planejamento', diz Ednaldo Rodrigues sobre VAR

Por PRADO AGORA em 22/09/2022 às 15:47:15
A arbitragem é um dos maiores alvos de críticas do futebol. Ferramenta moderna, o árbitro de vídeo (VAR) chegou para auxiliar os juízes e assistentes de campo a reduzir os erros e equívocos que o olho humano não consegue alcaçar. No entanto, é mais um ingrediente da revolta dos torcedores. O presidente Ednaldo Rodrigues, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), aposta no treinamento para melhorar o uso da tecnologia a favor das equipes de arbitragem.

"O problema da arbitragem é em todo mundo. Aqui mais, porque eu acredito que - não querendo colocar culpa em ninguém -, quem colocou antes não fez um planejamento melhor da situação do treinamento, principalmente dos árbitros que operam VAR. Quiseram fazer de uma forma rápida, mas não deram uma condição melhor", disse em entrevista ao Estadão. "É exatamente isso que o Seneme está procurando fazer, e dando a mão à palmatória. Ele assumiu dia 7 de abril, e a competição (Brasileirão) começava dois dias depois. Ele não teve tempo de fazer uma pré-temporada, uma intertemporada, coisa que ele já tem feito dentro da própria competição. Tem melhorado muito, mas a gente ainda não está na perfeição, não é o que a gente espera. Mas não é falta de trabalho. Da mesma forma que o Tite faz na seleção, que treina bem e procura orientar melhor os seus atletas, mas às vezes não sai da forma que ele quer, é a mesma coisa o Seneme na Comissão de Arbitragem. Ele é uma pessoa séria, que melhorou muito a arbitragem sul-americana quando foi para a Conmebol. É tão competente que ainda faz parte da Comissão de Arbitragem da Fifa. Sempre vai haver discussão sobre arbitragem, mas tenho certeza que vão diminuir muito os equívocos", completou.

Substituto do demitido Leonardo Gaciba, Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF desde o início de abril de 2022 até 2026. O ex-árbitro paulista atuou por cinco anos e meio na presidência da Comissão de Arbitragem da Conmebol, entidade que comanda o futebol sul-americano. Ele foi o responsável por implantar o VAR nas competições do continente.

Baiano de Vitória da Conquista e ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues foi eleito presidente da CBF em março deste ano. Ele venceu o pleito do dia 23 daquele mês com apoio maciço dos clubes e federações. O dirigente só não recebeu voto da Federação de Futebol de Alagoas e da Ponte Preta, que não conseguiu enviar em tempo a procuração para poder participar da votação. O mandato vai até 2026.

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3