BORA PRADO

Iniciada a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades em Prado

Por PRADO AGORA em 19/01/2022 às 20:38:49

Na manhã desta quarta-feira (19), a Prefeitura Municipal de Prado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 05 a 11 anos. Nesse primeiro momento, a vacinação será direcionada para as crianças indígenas, e para as crianças com comorbidades e deficiências físicas permanentes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para que a criança seja vacinada, a mesma devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal maior de 18 anos, também é necessário apresentar um documento de identificação da criança, sendo que o CPF é imprescindível, além do cartão do SUS, caderneta de vacinação, comprovante de residência e documentos comprobatórios da comorbidade, como exame, laudo médico ou receita.


A secretária de saúde Neuziane Mascarenhas fez-se presente na ocasião, e informou a respeito da importância da vacinação infantil. "É indispensável que as crianças sejam levadas até as unidades de saúde, e recebam a devida proteção contra a Covid-19. A doença ainda circula pelo município, e a vacinação torna-se a nossa grande aliada nesta luta" disse.


Ressalta-se que todas as Unidades Básicas de Saúde já possuem as vacinas e os pais podem estar se dirigindo até uma unidade para realizar o agendamento.


Como acontecerá a vacinação?


Crianças de 5 a 11 anos que podem se vacinar:

*Crianças com deficiência permanente ou com comorbidades (comprovação mediante relatório médico ou cadastro/avaliação do serviço de saúde)

*Crianças indígenas e quilombolas

*Crianças institucionalizadas e em situação de rua

*Crianças em abrigos, devido a situação das enchentes

A lista das comorbidades, definida pelo Ministério da Saúde, é a seguinte: insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses e implantes cardíacos; Talassemia; Síndrome de Down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e HIV.

Fonte: Site da Prefeitura de Prado

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3