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Estados e municípios devem apresentar demandas para alfabetização

Por PRADO AGORA em 14/11/2023 às 08:00:18

O governo federal divulgou as regras para que as redes pĂșblicas de educação bĂĄsica dos estados, Distrito Federal e municĂ­pios possam apresentar as demandas por ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A medida, publicada no DiĂĄrio Oficial da União desta segunda-feira (13), possibilitarĂĄ apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação (MEC) às unidades federativas que aderiram à polĂ­tica pĂșblica.

Lançado no mĂȘs de junho, o CNCA tem a previsão de investimentos de R$ 2 bilhões em quatro anos, com o objetivo de garantir que todas as crianças que cheguem ao 2Âș ano do ensino fundamental estejam alfabetizadas, além de recompor a aprendizagem impactada pela pandemia de covid-19. A polĂ­tica pĂșblica busca atuar sobre os Ă­ndices revelados pela pesquisa Alfabetiza Brasil, que apontaram a não alfabetização de 56,4% dos 2,8 milhões de crianças concluĂ­ram o 2Âș ano do ensino fundamental em 2021.

As demandas que vão integrar o Plano de Ações Articuladas (PAR), vigente de 2021 a 2024, para atendimento do CNCA, terão que observar critérios de prioridade para formação continuada dos profissionais de educação, aquisição de material didĂĄtico e equipamentos em técnica digital (TIC). As unidades federativas poderão apresentar demandas do território estadual e demandas individuais.

Um Plano de Ações do Território Estadual (PATE) serĂĄ elaborado a cada ano, com as necessidades a serem atendidas por ações colaborativas entre União, estados e municĂ­pios, para alfabetização nos 1Âș e 2Âș anos do ensino fundamental; para a recomposição da aprendizagem, do 3Âș ao 5Âș ano do ensino fundamental; e para a educação infantil, com objetivo de desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. O documento, auxiliar ao PAR, reunirĂĄ diagnóstico, planejamento de ações, avaliação do MEC, adesão do municĂ­pio ao CNCA, demandas apresentadas e planejamento para o PAR.

Os municĂ­pios que não aderirem ao plano de seu estado, ou que fizerem adesão parcial, poderão apresentar demandas individuais diretamente no seu Plano de Ações Articuladas, desde que as demandas não estejam contempladas no PATE.

As demandas de equipamentos em técnica digital que viabilizem a articulação institucional e a supervisão pedagógica também poderão ser apresentadas pelos municĂ­pios, estados e Distrito Federal, com a condição de que participem da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

Fonte: AgĂȘncia Brasil

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