Lançado no mĂȘs de junho, o CNCA tem a previsão de investimentos de R$ 2 bilhões em quatro anos, com o objetivo de garantir que todas as crianças que cheguem ao 2Âș ano do ensino fundamental estejam alfabetizadas, além de recompor a aprendizagem impactada pela pandemia de covid-19. A polĂtica pĂșblica busca atuar sobre os Ăndices revelados pela pesquisa Alfabetiza Brasil, que apontaram a não alfabetização de 56,4% dos 2,8 milhões de crianças concluĂram o 2Âș ano do ensino fundamental em 2021.
Um Plano de Ações do Território Estadual (PATE) serĂĄ elaborado a cada ano, com as necessidades a serem atendidas por ações colaborativas entre União, estados e municĂpios, para alfabetização nos 1Âș e 2Âș anos do ensino fundamental; para a recomposição da aprendizagem, do 3Âș ao 5Âș ano do ensino fundamental; e para a educação infantil, com objetivo de desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. O documento, auxiliar ao PAR, reunirĂĄ diagnóstico, planejamento de ações, avaliação do MEC, adesão do municĂpio ao CNCA, demandas apresentadas e planejamento para o PAR.
Os municĂpios que não aderirem ao plano de seu estado, ou que fizerem adesão parcial, poderão apresentar demandas individuais diretamente no seu Plano de Ações Articuladas, desde que as demandas não estejam contempladas no PATE.
As demandas de equipamentos em técnica digital que viabilizem a articulação institucional e a supervisão pedagógica também poderão ser apresentadas pelos municĂpios, estados e Distrito Federal, com a condição de que participem da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
Fonte: AgĂȘncia Brasil