BORA PRADO

Vereadores ignoram parecer do TCM e reprovam contas de prefeita baiana; gestora pode ficar inelegível por 8 anos

A prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (Avante), teve as contas de 2020 rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

Por PRADO AGORA em 03/04/2024 às 14:10:27

A prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (Avante), teve as contas de 2020 rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Em sessão desta terça-feira (2), os legisladores reprovaram por 6 a 3 um parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) que havia aprovado com ressalvas as contas de 2020 da prefeita. Lorenna Di Gregório, que é médica, está no segundo mandato consecutivo à frente da prefeitura.

Quando o TCM aprovou com ressalvas a gestão de 2020, os membros da Corte de Contas seguiram o voto da conselheira Aline Peixoto, relatora do caso, multando apenas Lorena Di Gregório em R$ 1 mil. Os conselheiros levaram em questão as aplicações feitas pelo município em 2020, que estariam dentro da legalidade, como despesa com pessoal de R$ 14,5 milhões, equivalente a 46,58% da receita líquida, valor menor que o percentual máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ao Bahia Notícias, o presidente da Câmara de Itiruçu, Tony dos Anjos (PDT), disse que outras questões pesaram na rejeição do parecer do TCM, como problemas em gastos de combustíveis e no transporte escolar.

"Temos denúncias fundamentadas, e a gente viu que não teria como aprovar umas contas dessas. Além disso, o TCM não tem como saber que o hospital está sem soro, que só tem médico dois dias no posto, que a cidade está toda esburacada e suja", alegou Tony dos Anjos. Ele era da base da prefeita, mas rompeu logo após as eleições de 2020.

Com a rejeição das contas, a gestora pode ficar inelegível por oito anos. Além do presidente da Câmara, votaram contra o parecer do TCM os vereadores Ezequiel, Val Caetano, Robertão, Jó de Ju e Sidmar. Os que seguiram o parecer foram Agnaldinho, Nino e Ito do Feto.

Fonte: Bahia Noticias

Comunicar erro
anuncie aqui 2

Comentários

anuncie aqui 3